Quais são os 3 ramos da óptica?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A óptica é um ramo da física destinado ao estudo dos fenômenos luminosos e se baseia em três princípios básicos: propagação retilínea da luz, reversibilidade dos raios luminosos e independência dos raios de luz.

A Óptica pode ser divida em dois tipos: óptica geométrica e óptica física, o primeiro estuda a luz como partículas e raios de luz, e o segundo estuda o comportamento ondulatório da luz.

Óptica é a parte da Física que estuda fenômenos associados à luz. Divide-se em óptica geométrica e óptica física, de acordo com a forma que a luz se comporta. Óptica é a parte da Física responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz. Os fenômenos relacionados à Óptica são conhecidos desde a Antiguidade.

Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz.

Existem três tipos de aberrações óticas: aberrações cromáticas, difração e aberrações monocromáticas. As aberrações cromáticas e a difração dependem do comprimento de onda da luz e têm pouca influência na qualidade da imagem, não sendo medidas pelos aberrómetros.

Ramos da Física
Acústica – estuda o som; Óptica – estuda a luz; Eletricidade – estuda a eletricidade; Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.

A Física é dividida em 7 grandes áreas, pelas quais tomaremos contato durante os próximos posts.

  • Mecânica. Área da Física responsável por investigar as situações de equilíbrio (ou não) e suas consequências. ...
  • Termologia. ...
  • Óptica. ...
  • Ondulatória. ...
  • Eletricidade. ...
  • Eletromagnetismo. ...
  • Física Moderna. ...
  • Quadro resumo.

A Óptica é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados à luz. Nessa importante parte da Física, são estudados os fenômenos da refração, reflexão, difração, dispersão, formação de imagens em espelhos e lentes, interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos.

Fontes de luz

  • Fontes primárias: são os corpos que produzem luz, também chamados de corpos luminosos. ...
  • Fontes secundárias: são os corpos que apenas refletem a luz que incide sobre eles e, por isso, são conhecidos como corpos iluminados.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

Refração, reflexão, dispersão, difração e formação de imagens em espelhos e lentes são alguns dos principais temas estudados nessa área. Para possibilitar a compreensão de diversos desses fenômenos, o estudo de Óptica possui leis e equações que definem matematicamente os eventos relacionados à luz.

a) Óptica física ou ondulatória - estuda a natureza da luz, considerando a propagação da luz em forma de ondas. b) Óptica geométrica - estuda a trajetória da propagação da luz, considerando-a como um feixe.

Simplificando: a palavra óptica deve ser usada somente para os fenômenos da visão, já a ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido!

Meios de propagação da luz
Por isso, neste tópico, vamos entender os meios nos quais a luz pode se propagar, indicando o seu comportamento em cada um dos três diferentes meios, que são: os meios transparentes, os meios translúcidos e os meios opacos.

Reflexão regular, reflexão difusa, refração e absorção são fenômenos ópticos estudados pela Física.

Definição - O que é Fenômenos luminosos
Podem ser: reflexão, refração, difusão e absorção.

Sendo a luz uma onda electromagnética, grande parte dos fenómenos ópticos podem ser explicados com base no electromagnetismo. Assim, a Óptica é, as vezes, entendida como um ramo do eletromagnetismo. Para explicar estes fenómenos recorre-se à outra parte da Óptica conhecida como Óptica Ondulatória ou Óptica Física.

Os microscópios ópticos são, geralmente, utilizados em laboratórios de análises e se dividem em:

  • Microscópio ultravioleta. ...
  • Microscópio de fluorescência. ...
  • Microscópio de contraste de fase. ...
  • Microscópio de polarização. ...
  • Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) ...
  • Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET)

São duas principais categorias da microscopia óptica. Microscópio Biológico destinado à biologia em geral, e os microscópios de materiais, como o microscópio metalográfico e petrográfico, utilizado por industrias.

As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.