Quais são os 3 processos de eletrização de um corpo?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. Para entender como ocorre a eletrização por atrito, faça a seguinte experiência.

Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons.

A eletricidade de um corpo que obteve um processo de eletrização é denominada como "carga", que é um tipo de energia elétrica, por obrigatoriedade.

Existem três tipos de eletrização: contato (quando um corpo carregado eletricamente toca em outro corpo); atrito (quando dois corpos eletricamente neutros se atritram); e indução (quando um corpo neutro se aproxima de um corpo carregado e depois o segundo se conecta a um fio terra).

A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles.

A força de atrito surge quando as superfícies de dois corpos estão em contato. A sua determinação depende da força Normal e do coeficiente de atrito. O atrito é um tipo de força que está presente quando duas superfícies entram em contato.

A eletrização por atrito está bastante presente no nosso cotidiano. Vejamos alguns exemplos: Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.

Q = 2C, em cada objeto. Outra forma de eletrizar um corpo é por meio de atrito. Nesse caso, dois ou mais objetos são friccionados entre si, de forma que um perderá seus elétrons para o outro. A quantidade de elétrons enviada por um é igual ao número de elétrons recebidos pelo outro.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

É regida por dois princípios: o princípio da atração e repulsão das cargas elétricas e o princípio de conservação das cargas.

A atração elétrica ocorre entre cargas que possuem sinais opostos, porque a força existente é de atração. A repulsão elétrica ocorre quando cargas de mesmo sinal são aproximadas, já que a força repulsiva atua sobre elas.

O potencial elétrico pode admitir sinais algébricos, positivo e negativo, relacionados diretamente com o sinal da carga que gera o potencial e com a distância d até essa carga.

O corpo neutro deverá estar ligada a terra para que os elétrons escoem e assim o corpo passa ser eletrizado. Assim, há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado quando ocorre o processo de eletrização por indução.

Assim, cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais contrários se atraem. Isso acontece porque toda carga possui um campo elétrico associado a ela e é ele quem define o controle que a carga exerce no meio.

O corpo eletrizado que aproximamos do condutor é denominado indutor, e as cargas elétricas induzidas que ficam na superfície desse condutor são chamadas de cargas induzidas. Os elétrons da terra são conduzidos pelo fio condutor para a parte positiva da esfera no sentido de neutralizá-la.

Força eletrostática é a força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas através da atração e da repulsão. A constante eletrostática, também conhecida como constante de Coulomb, é influenciada pelo meio onde as cargas elétricas se encontram. Assim, a constante eletrostática influencia o valor da força.

O experimento se dá pelo processo de atritar o canudinho com papel higiênico (eletrização por atrito).