Quais são os 3 principais grupos de contas do Balanço Patrimonial?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Esses quatro grupos principais do plano de contas possuem subdivisões:

  • Ativos. O grupo dos ativos vai se subdividir em outros grupos menores: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ...
  • Passivos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas.

Conjunto de contas do balanço patrimonial
Ativo: compreende os bens, direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa, capazes de gerar benefícios econômicos futuros originados de eventos ocorridos.

Os grupos de contas definem critérios que afetam como as contas do Razão no grupo são criadas. O grupo de contas determina: O intervalo permitido a partir do qual o número da conta pode ser selecionado. A estrutura da tela para a criação de contas do Razão na área específica da empresa.

Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue:

  • Passivo Circulante.
  • Passivo Não Circulante.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

O que são contas de resultado?

  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  • Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  • Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  • Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  • Despesas e custos;

O Balanço Patrimonial, como já dito, é formado por duas colunas: na esquerda, os ativos, ou bens e direitos da empresa; na direita, os passivos e o patrimônio líquido, ou as obrigações.

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

Em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial? Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito.

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

Existem três diferentes tipos de ativos circulantes: operacional, cíclico e líquido.

O que é ativo circulante?

  • Estoque;
  • Matérias-primas;
  • Mercadorias;
  • Dinheiro em caixa;
  • Aplicações financeiras de curto prazo;
  • Contas a receber no curto prazo.

No Passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos: Passivo Circulante; Passivo Não Circulante; e. Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.

O patrimônio das entidades pode apresentar 3 (três) formas de situação líquida: 1) positiva, favorável ou superavitária; 2) negativa, desfavorável, deficitária ou passivo a descoberto; ou 3) nula, equilibrada ou compensada.

Para isso, existem três contas patrimoniais principais: Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade. b) Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias. Também representam os direitos - as dívidas a receber. Estes dois fatores representam quantias que podem convertidos em meios monetários e afetar a liquidez da empresa. Já os passivos são as obrigações.