Quais são os 3 principais grupos de contas do balanço Atrimonial?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Subgrupos do plano de contas contábil

  • Circulante – os bens que se movimentam em um prazo inferior a 365 dias, caixa e conta bancária.
  • Não-circulante – abrange contas a receber a longo prazo, isto é, superior a 365 dias.
  • Imobilizado – são os bens móveis e imóveis.

O Balanço Patrimonial é constituído por três contas principais. De um lado do balanço, fica localizado o Ativo. Do outro lado, são registrados o Passivo e o Patrimônio Líquido da empresa. O termo balanço remete ao simbolismo de uma balança com dois pratos.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

A função do grupo de contas ativo é registrar bens e direitos, como citado anteriormente, como exemplo de função de conta ativo, a conta caixa tem por objetivo registrar a movimentação de dinheiro, conforme portal do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo ( www.crcsp.org.br/) .

Já para essa teoria, adotada no Brasil e mais utilizada na contabilidade atual, as contas são divididas em dois grandes grupos, que são: contas patrimoniais e de resultado. O primeiro envolve as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido da organização. Já o segundo abrange as receitas e despesas.

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

Existem dois tipos de planos de contas o Gerencial e o Contábil e são divididos em quatro grandes grupos: Despesas, Receitas, Ativos e Passivos.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Basicamente a diferença se dá no prazo que você consegue transformar o bem da sua empresa em dinheiro para ser usado por ela. Como já falamos acima, os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em pouco tempo em no máximo um ano. Já os ativos não circulantes levam um ano ou mais.

Em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial? Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito.

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

A única conta que não entra no Balanço Patrimonial é o ativo imobilizado, que, por sua vez, é composto por bens necessários à manutenção da atividade da empresa por apresentar-se de forma tangível, abrangendo os custos das benfeitorias realizadas em locais arrendados.

O que são contas patrimoniais
As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

Em outras palavras, as contas de resultado são aquelas que demonstram diferença no resultado econômico de uma empresa. Imagine quantas movimentações financeiras podem ser realizadas durante um único dia: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, transferências bancárias, empréstimos, compra, venda...

O balanço patrimonial é feito a partir da definição do período de balanço, seguido do levantamento de todas as contas do ativo do negócio, bem como do passivo e patrimônio líquido, sempre por ordem de liquidez. No final, coloca-se o Ativo de um lado e o Passivo e o Patrimônio Líquido do outro.

O plano de contas tem o objetivo de padronizar e organizar as contas, de forma a otimizar o trabalho na hora de se fazer relatórios fiscais. No entanto, se forem cometidas falhas, pode prejudicar o entendimento e geração de toda essa documentação legal e obrigatório.

Existe conta corrente, conta poupança, conta salário, conta de pagamento, conta digital e várias outras modalidades para você escolher como gerenciar seu dinheiro. Logo, é importante conhecer todos esses serviços para decidir qual atende melhor às suas necessidades e combina com o seu estilo de vida.