Quais são os 3 principais exemplos de interações medicamentosas?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

8 Exemplos de interação medicamentosa

  • Antiácidos. Os antiácidos são medicamentos amplamente utilizados pelos brasileiros, principalmente quando se automedicam. ...
  • Anticoagulantes. Um exemplo de anticoagulante é a varfarina. ...
  • Inibidores da bomba de prótons.

As interações farmacocinéticas são as mais frequentes e influenciam de forma significativa a terapêutica medicamentosa”, explica ele.

As interações entre medicamentos podem ser classificadas em sinérgicas, quando o efeito da interação é maior que o efeito individual dos medicamentos, e antagônicas, quando o efeito da interação é menor que o efeito individual dos medicamentos ou quando há alteração/anulação da resposta farmacológica dos mesmos.

2.1 Interação Farmacêutica (ou Incompatibilidade)
São interações do tipo físico-químicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica.

Tipos de formas farmacêuticas
sólido (comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas e supositórios); semissólida (pomadas, géis e cremes); líquido (xaropes, gotas, soluções nasais, oftálmicas e injetáveis);

Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos.

Interações farmacocinética podem ocorrer :
Alteração no pH urinário. Alteração na excreção ativa tubular renal. Alteração no fluxo sanguíneo renal. Alteração na excreção biliar e ciclo êntero-hepático.

Embora nem toda interação medicamentosa seja ruim, é preciso estar atento aos riscos de reunir, sem intenção prévia, dois ou mais efeitos terapêuticos. As consequências variam de dores pelo corpo, sangramentos e até problemas cardíacos, podendo, no extremo, ser fatal.

Interações medicamentosas:
Acelera a biotransformação hepática dos anticoagulantes cumarínicos e assim, diminui o tempo de ação destes. Diminui o nível sangüíneo da ciclosporina. O uso concomitante de clorpromazina e dipirona pode produzir hipotermia grave.

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

). Os receptores ativados regulam direta ou indiretamente os processos bioquímicos celulares (p. ex., condutância de íons, fosforilação de proteínas, transcrição do ácido desoxirribonucleico DNA, deoxyribonucleic acid] e atividade enzimática).

São exemplos de interações físico-químicas (ou incompatibilidades), exceto: R: Alteração da flora intestinal pelo uso de antibióticos.

Interação medicamentosa. Os medicamentos, além de permitir alcançar uma maior quantidade de vida, também permitem uma maior qualidade da mesma, uma vez que sua função é curar as doenças, e quando isto não é possível, podem servir para controlá-las e/ou aliviar seus sintomas1.

O princípio ativo é o composto responsável pela ação, ou seja, pelo efeito farmacológico. Está presente em alimentos, plantas e medicamentos, conferindo a estes suas propriedades farmacêuticas.

Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

1. Reação adversa a medicamento (RAM) é “uma resposta a um medicamento que é nociva e não-intencional e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos”.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Omeprazol diminui a excreção de anticoagulantes (Varfarina), diazepam e fenitoína, aumentando suas concentrações séricas por inibição enzimática, redução da dose desses medicamentos pode sernecessária. Foram observadas interações clínicas com a ciclosporina e o dissulfiram.