Quais são os 3 níveis hierárquicos de uma empresa?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O nível estratégico é o nível hierárquico mais alto – de topo de pirâmide – e é representado por diretores, sócios e presidentes de empresas, entre outros cargos executivos.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e são um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.

O que é Nível hierárquico:
O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras.

A hierarquia funcional é a que decorre dos cargos e funções militares, devendo respeitar a hierarquia dos postos e antiguidades, ressalvados os casos em que a lei determine de forma diferente.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. "Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho", explica Ana.

Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor. São apenas maneiras distintas de nomear a mesma categoria profissional.

Estrutura hierárquica
O modelo hierárquico é a base da maioria das estruturas organizacionais. A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando.

Em geral, o gerente está hierarquicamente acima do supervisor nas demais áreas de atuação. Existe a possibilidade do supervisor desempenhar funções em conjunto ou com variação hierárquica ao coordenador.

Já que o objetivo é o sucesso, e esse não vem fácil, o planejamento também não é uma etapa fácil, para simplificar cada parte do processo e organizar cada ação para um período previamente determinado, podemos defini-lo em 3 fases: Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.

São eles:

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

Veja abaixo as 3 etapas do planejamento evidenciadas:

  • Visão de futuro. O primeiro passo é definir onde quer estar, fazendo o que e quando (ou em quanto tempo). ...
  • Definir uma meta. A partir do que você deseja atingir, está na hora de definir uma meta. ...
  • Desenhar plano de ação.

Basicamente, é o profissional que avalia se metas estão sendo cumpridas e como andam os indicadores de desempenho. Por estar diretamente em contato com sua equipe, é o supervisor que possui o papel de solucionar emergências, identificar problemas no trabalho, lidar com absenteísmo, entre outras funções.

Servidor público que, em virtude da função, exerce comando em relação a outras pessoas.

FREITAS DO AMARAL, hierarquia administrativa é o modelo de organização administrativa vertical, constituído por dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior hierárquico o poder de direcção e impõe ao subalterno o dever de obediência.