Quais são os 3 níveis hierárquicos?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

Conheça os níveis administrativos

  • 2.1 Estratégico.
  • 2.2 Tático.
  • 2.3 Operacional.

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

Cargos de Nível Auxiliar: Os cargos de nível auxiliar são geralmente os mais básicos e de menor responsabilidade dentro de uma organização. Os profissionais nesse nível são responsáveis por tarefas rotineiras e operacionais, fornecendo suporte administrativo e executando tarefas simples.

A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando.

No topo (nível estratégico) estão os presidentes, gestores e diretores da empresa. O grupo de tomadores de decisão é o menos volumoso da hierarquia. No meio do caminho (nível tático) estão os profissionais que recebem diretamente as ordens do nível estratégico e devem desdobrar as estratégias específicas de cada área.

Como em todas as atividades, o trabalho no setor de produção envolve três fases: planejamento, execução e controle.

Quanto às filosofias de planejamento, segundo Ackoff (1970), há três pontos de vista dominantes, apresentados aqui em sua forma pura, a saber: satisfação, otimização e adaptação.

O nível tático é o nível de execução de tudo que foi planejado no nível estratégico”.

O primeiro ponto importante é entender que a cultura organizacional é composta de 3 níveis: os artefatos, os valores e os pressupostos.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.