Quais são os 3 níveis de seleção por consequências de Skinner?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Com respeito ao comportamento, podemos identificar três níveis aos quais a seleção por consequências se aplica: filogenético, ontogenético e, para humanos, cultural.

A seleção por conseqüências é um modo causal encontrado unicamente em coisas vivas ou em máquinas feitas por elas. Foi primeiramente reconhecida na seleção natural, mas explica, também, a modelagem e a manutenção do comportamento do indivíduo e a evolução das culturas.

O que é Análise Experimental do Comportamento?

  • Comportamento.
  • Ambiente.
  • Estímulos.

Concluímos que a 'seleção por consequências' pode ser definida como um modo causal fundamentado em uma relação de interdependência probabilística entre eventos, a qual explica a origem e a evolução do fenômeno comportamental como produto de três histórias de variação e seleção: filogenética, ontogenética e cultural.

Esta seleção pelas “conseqüências” ocorrem em três níveis: filogenético (relativo à espécie), ontogenético (relativo ao indivíduo) e cultural (relativo à um grupo de indivíduos).

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo. Para o behaviorismo radical, o homem é educado (moldado) pela natureza.

Quando uma consequência aumenta a probabilidade de um comportamento, chamamos essa consequência de reforçadora, porque ela tornou a probabilidade “mais forte”.

O conceito de contingência é corretamente aplicado quando os três termos inter-relacionados são identificados: estímulo discriminativo, resposta e conse- qüência. A partir dessa identificação, algumas previsões podem ser feitas a respeito da interação detectada.

Condicionamento operante ou instrumental
Skinner estabelece que todo comportamento é influenciado também por seus resultados. A partir desse entendimento, cria-se uma teoria de controle de comportamentos que leva em conta reforços e punições como forma de estimular ou desestimular um determinado comportamento.

8- Qual técnica os skinnerianos usam para avaliar o comportamento humano? A análise funcional, que é a abordagem do estudo do comportamento que envolve avaliar a frequência de um comportamento, a situação na qual ele ocorre e os reforçadores associados a ele.

Conforme propõe Skinner (1978) “As variáveis externas, das quais o comportamento é função, dão margem ao que pode ser chamado de análise causal ou fundamental. Tentamos prever e controlar o comportamento de um organismo individual. Esta é a nossa ' variável dependente' – o efeito para o qual procuramos a causa.

Análise do Comportamento, se subdivide em uma filosofia (Behaviorismo Radical), uma ciência (Análise Experimental do Comportamento) e uma profissão (Análise Aplicada do Comportamento) representada pelos analistas de comportamento.

Para que a seleção natural ocorra, são necessários alguns fatores: variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade.

O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.

Existem três tipos de seleção natural: a direcional, que favorece um fenótipo extremo, a estabilizadora, que favorece o intermediário, e a disruptiva, que seleciona os extremos.

Quando reflete sobre a escola, sobre os problemas do ensino, sobre os métodos educativos tradicionais, Skinner aponta duas grandes falhas: na Escola não se definem claramente os objetivos a serem atingidos (o que impede saber por onde começar, onde chegar e, mesmo, avaliar até onde o aluno chegou), como também não se ...

Para Skinner (1938), a tríplice contingência é uma descrição de relações entre eventos, um estímulo (ou contexto), uma resposta (ou comportamento) e consequência ao ambiente (Millenson, 1967). Especialistas definem que o estímulo pode ser, basicamente, dividido em: reforçador e punitivo.

O reforçamento é positivo quando esse estímulo é acrescentado para o indivíduo e o reforçamento é negativo quando o estímulo é retirado. Por exemplo, se uma criança pede educadamente um brinquedo ao seu coleguinha e esse brinquedo é entregue a ele, o brinquedo está reforçando positivamente o ato de pedir com educação.

Para a análise do comportamento, nossos comportamentos também são oriundos de três fatores, sendo eles: filogênese (consiste na constituição genética e no que é herdado pela nossa gênese), ontogênese (consiste nas experiências única e própria de cada pessoa) e pela cultura (fator em que o conhecimento do indivíduo é ...

Os fatores internos incluem a biologia, a personalidade, os valores e as crenças de uma pessoa, enquanto os fatores externos incluem o ambiente, a cultura, a educação e as experiências de vida. Um dos principais aspectos do comportamento humano é a capacidade de aprender e mudar.