Quais são os 3 maiores vulcões do mundo?

Perguntado por: omello . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos
  • 1 Maiores vulcões do mundo. 1.1 Vulcão Nevados Ojos del Salado. 1.2 Vulcão Mauna Loa. 1.3 Etna.
  • 2 Maiores vulcões do mundo: supervulcões.

Mauna Loa

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Vulcão Amazonas

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde. Ainda assim, a erupção de nenhum deles é considerada perigosa para o país latino.

Para entender melhor o que estas dimensões significam, vamos compará-las às de Mauna Loa, o maior vulcão da Terra: ele chega a 10 km de altitude e tem 120 km de extensão. Mesmo assim, Olympus Mons tem volume quase 100 vezes maior que o de Mauna Loa.

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.000 metros desde a base) e 90 km de largura.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Krakatoa, Indonésia (1883)
Localizada no Círculo do Fogo do Pacífico, a Indonésia concentra boa parte da atividade vulcânica do planeta e tem a erupção da Krakatoa como uma das mais trágicas e destrutivas. Tudo começou com a primeira de uma série de erupções iniciada em 26 de agosto de 1883.

A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta. Felizmente, essas erupções não são frequentes: acontecem a cada 50.000 ou 100.000 anos.

A erupção de um vulcão em Tonga em janeiro de 2022 foi confirmada como a maior explosão já registrada na atmosfera por equipamentos modernos. Foi muito maior do que qualquer evento vulcânico do século 20, ou até mesmo do que qualquer teste de bomba atômica realizado após a Segunda Guerra Mundial.

Angicos (Brasil) - Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabuji, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

Nova Iguaçu

As entrevistas afirmaram que a estrutura geológica de Nova Iguaçu é o "único vulcão existente do Brasil" com "nítida morfologia da cratera" vulcânica e do cone vulcânico.

vulcão Yellowstone

Pesquisadores publicaram na revista “Science” um estudo que mostra novas descobertas sobre o vulcão Yellowstone. Este vulcão é considerado um dos mais perigosos do mundo e uma eventual erupção do Yellowstone seria uma das piores catástrofes da humanidade.