Quais são os 3 lugares mais indicados para intramuscular?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Para injeções subcutâneas (SC) os locais são abdômen, região anterolateral da coxa, região superior das nádegas e região posterior dos braços.

São locais de escolha para aplicação de medicamentos intramusculares, exceto:

  • Região da face ântero-lateral da coxa.
  • Região dorso-glútea.
  • Região ventro-glútea.
  • Região posterior externa do braço.
  • E. Região deltóide.

É uma técnica realizada no dorso lateral para. aplicação de intra-muscular, menos dolorida com. menos risco de reação sistêmica, lesões em nervos e. vasos sanguíneos.

A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.

REGIÃO DORSO-GL ÜTEA (DG) — Injeção no glúteo máximo. É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos). Traça-se uma linha partindo da espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocánter do fêmur.

Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

Por Suprevida

  1. Braço. Este talvez seja o local mais conhecido. ...
  2. Coxa. Muita gente não sabe, mas esse é o lugar mais seguro para aplicar uma intramuscular, porque há poucas chances de atingir um vasinho sanguíneo, que pode levar a um sangramento e o local a ficar roxo, ou um nervo, o que poderia doer. ...
  3. Glúteo.

Segurando a pele esticada com a mão não dominante, o enfermeiro introduz a agulha profundamente no músculo. Segurar a seringa e aspirar com uma mão; não havendo retorno de sangue na aspiração, injetar o medicamento devagar.

Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.

Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças (HOCHSTETTER, 1954).

A região Ventro glútea, denominada como técnica de Hochstetter, é considerada a região mais segura para administração de medicamentos intramuscular.

Bisel LATERALIZADO, no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º, Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário da fibra muscular, aumenta as chances de lesão das fibras musculares. Conheça as POSIÇÕES DO BISEL de acordo com o tipo de ADMINISTRAÇÃO de injetável!