Quais são os 3 gases nobres?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.

Aplicações dos gases nobres
Neônio: utilizado em válvulas estabilizadoras de tensão e anúncios luminosos; Xenônio: empregado em iluminação pública e na produção de flashes eletrônicos; Hélio: empregado em cilindros utilizados por mergulhadores e em balões e dirigíveis.

Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico.

Os elementos químicos dessa família são:

  • Hélio (He)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)
  • Radônio (Rn)

Entre estes estão o ar, o argon, o dióxido de carbono, o hélio, o azoto e o oxigénio. Destes, o argon, o oxigénio e o azoto são produzidos principalmente separando o ar de forma a obter os componentes que os constituem.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

Características dos Gases Nobres

  1. Todos são gasosos.
  2. Possuem baixa reatividade.
  3. Apresentam fraca atração interatômica.
  4. Possuem baixo ponto de fusão e ebulição.
  5. Os orbitais dos níveis de energia são completos: 8 elétrons na última camada, exceto o Hélio.

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.

O hélio é um gás nobre de menor densidade, que é 0,1785 kg/m³, o que o torna aproximadamente 7 vezes mais leve que o ar! Para comparação: a densidade do argônio é 1,635 kg/m³, do neônio: 0,824 kg/m³, do criptônio: 3,430 kg/m³, do xenônio: 5,396 kg/m³ e do radônio: 9,078 kg/m³.

Hélio

O primeiro Gás Nobre da Tabela Periódica, o Hélio, foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre Jules César Janssen (1824-1907) e pelo cientista inglês Joseph Norman Lockyer (1836-1920) enquanto observavam e examinavam a cromosfera do sol.

O Neônio, também conhecido como Néon, é classificado como Gás Nobre, possui símbolo Ne, número atômico 10 ( 10 prótons e 10 elétrons ) e peso atômico 20,183u, sendo considerado o segundo gás nobre mais leve.

Nos processos de respiração tanto o homem como os animais, consumem o oxigênio do ar, queimando suas reservas de energia e eliminando gás carbônico para a atmosfera.

oxigênio

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

hidrogênio

O hidrogênio é o gás mais leve dentre os comuns na superfície da Terra. Suas moléculas possuem velocidade média de translação igual a 1,8 km/s na temperatura ambiente.

William Ramsay foi um químico escocês que descobriu os gases nobres e recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1904 "em reconhecimento dos seus serviços na descoberta dos elementos gasosos inertes no ar". Depois que os dois homens identificaram o argônio, Ramsay investigou outros gases atmosféricos.