Quais são os 3 focos narrativos?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Em outras palavras, o foco narrativo, representa a “voz do texto”, sendo classificados basicamente em três tipos:

  • Narrador Personagem.
  • Narrador Observador.
  • Narrador Onisciente.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

A personagem principal conta sua história - foco narrativo na primeira pessoa ou interno. Uma personagem secundária conta a história da personagem principal - foco narrativo na primeira pessoa ou interno. O Narrador conta a história como observador - foco narrativo na terceira pessoa ou externo.

Quais são os 3 tipos de foco?

  • O primeiro foco é o visionário. Esse foco é a capacidade de olhar para frente e de ter certeza e clareza do que você quer. ...
  • O segundo foco é o comportamental. ...
  • O terceiro foco é o consciente.

O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história.

O narrador onisciente, também chamado de onipresente, é um tipo de narrador que conhece toda a história e os detalhes da trama. Além disso, ele tem conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções e pensamentos.

narrador em terceira pessoa: narrador observador: conta uma história como alguém que a percebe de fora. narrador onisciente neutro: conhece intimamente todas as personagens e expõe fatos com distanciamento. narrador onisciente intruso: conhece as emoções e pensamentos das personagens e expõe sua opinião a respeito.

O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

Narrador onisciente é um narrador em terceira pessoa que, como o próprio nome indica, sabe tudo sobre a história que conta, o passado e o futuro, o visível e o invisível, inclusive o que se passa na subjetividade das personagens, seus pensamentos e emoções mais profundas.

O narrador é quem conta a história, podendo ser, grosso modo, em primeira pessoa (narrador definido) ou em terceira (indefinido). Já o foco narrativo é em quem a narração está centrada. Um texto costuma ter um único narrador, com mudança de capítulo quando há troca.

Foco narrativo é como chamamos o ponto de vista do narrador de uma história. Ele pode ser de primeira pessoa, quando o narrador é um personagem e, portanto, participa da ação. Mas também pode ser de terceira pessoa, quando o narrador não participa da ação. Nesse caso, o narrador é observador ou onisciente.

Tempo Psicológico:
O tempo psicológico pode mudar a ordem dos acontecimentos, pode se fixar em lembranças, pode seguir o fluxo de pensamento, pode seguir apenas uma personagem. Ele não segue uma ordem linear. Para não esquecer: Passado, presente e futuro podem se misturar na narrativa com o tempo psicológico.

Na perspectiva externa, os personagens são vistos apenas externamente, deixando o leitor sem acesso aos pensamentos das pessoas da narrativa.