Quais são os 3 elementos de uma empresa?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

humanos: empresários, administradores e funcionários que ocupam cargos e executam funções na empresa.

Missão, Visão e Valores são três conceitos básicos e essenciais para construir os ideais de uma empresa. Entendê-los fará com que você tenha um referencial para tomada de decisões e criará características únicas para o seu empreendimento.

Nossa máxima é: a organização desenvolve a empresa, a estratégia promove seu crescimento e a inovação confere sustentabilidade ao negócio.

Manter ou aumentar a lucratividade do negócio. Obter maior produtividade. Oferecer um excelente serviço ao cliente. Atrair e reter capital humano.

Neste grande manual, a gestão de projetos tem três elementos fundamentais:

  • Papéis do projeto.
  • Ciclo de vida do projeto.
  • Áreas de gerenciamento.

Especialistas indicam que “gente” é o elemento mais importante dentro de qualquer forma de organização nos dias de hoje. No mundo empresarial existem diversos exemplos de grupos que conseguiram obter sucesso por apostar alto no investimento em gestão de pessoas.

ORGANIZAÇÃO: este é o principal atributo que uma atividade econômica exercida de forma profissional deve possuir para se enquadrar como uma atividade empresarial. Assim, diz respeito à organização dos FATORES DE PRODUÇÃO: capital, mão de obra, matéria-prima e tecnologia.

Tipos de Empresas

  • Empresa Individual.
  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda)
  • Sociedade Limitada Unipessoal.
  • Sociedade Simples (SS)
  • Sociedade Anônima (S/A)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)
  • Empresas de médio e grande porte.

Para elaborar a estratégia empresarial, é importante considerar os 4 elementos fundamentais da estratégia: interesses do negócio, objetivos, iniciativas e métricas de avaliação de desempenho.

Os valores são o conjunto de princípios éticos de uma empresa, que formam o seu código de conduta e estofo moral. Eles são a filosofia que rege o modo de agir da companhia e devem respeitados enquanto a empresa busca cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão.

Os valores de uma empresa são, em essência, suas crenças, filosofia e princípios que orientam negócios e atividades. São a motivação, o direcionamento, o posicionamento, o agir com foco nos objetivos e com ética.

15. O que você considera importante em uma empresa? Responda com palavras que estejam ligadas aos seus valores pessoais. Exemplos: organização, seriedade, valores profissionais e sociais, conforto para trabalhar e um quadro de funcionários estável.

7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa

  1. Encontre o seu diferencial. ...
  2. Conheça o seu público. ...
  3. Não tenha medo da concorrência. ...
  4. Priorize a satisfação do cliente. ...
  5. Invista em alianças comerciais. ...
  6. Valorize seus funcionários. ...
  7. Equilibre as finanças da sua empresa. ...
  8. Utiliza a tecnologia a seu favor.

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.