Quais são os 3 elementos centrais da didática?

Perguntado por: anascimento5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

Os três elementos centrais da metodologia de ensino, são: professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento.

Sob esses fundamentos, a Didática assume centralidade na pesquisa por ser seu objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem, investigado e desenvolvido a partir da sua unidade dialética e complexa, preocupando-se com as condições, fundamentos e modos em que o mesmo se organiza.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo.

Tipos de Didática Existentes
Didática Geral: trata dos princípios, métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados a qualquer área do conhecimento. Didática Especial: é voltada para o ensino em áreas específicas do conhecimento, como a Didática da Matemática, Didática da Língua Portuguesa, entre outras.

Enfatizar o processo didático pela perspectiva relacional significa analisar suas características por meio de quatro dimensões: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar.

Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

CONCEITO DE DIDÁTICA
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Os elementos da metodologia científica: observação, hipótese, experimentação, análise e publicação”.

Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.

Princípio do caráter científico do ensino. Princípio da vinculação da teoria com a prática. Princípio da vinculação do concreto com o abstrato. Princípio da sistemáticidade.

O foco da Didática incide no estudo do conhecimento, dos processos de ensino e aprendizagem, na investigação de possibilidades, de estruturação e funcionamento das diferentes dimensões dos conhecimentos, com objetivo de criar probabilidades de ensinar e aprender.

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:

  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

Quais dos elementos a seguir podem ser considerados novos elementos no processo de aprender? Memória, atenção, interesse e percepções.

3. Aprender a conviver. O terceiro pilar envolve a compreensão do outro e a percepção dos objetivos comuns, aprender a conviver é essencial à vida humana. O pilar incentiva, também, o respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da resolução pacífica de conflitos.

Ele trabalha com os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Podemos dizer que o processo didático se baseia no conjunto de atividades do professor e dos alunos, sob a direção do professor, para que haja uma assimilação ativa de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades dos alunos.