Quais são os 3 direitos dos idosos?

Perguntado por: abotelho5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.

8 Benefícios que toda pessoa idosa tem direito

  • Isenção do IPTU. Esse benefício se aplica em casos mais específicos, e apenas em algumas cidades. ...
  • Desconto de Meia-Entrada. Muitos eventos culturais e/ou artísticos, tais como cinemas, teatros, exposições, etc. ...
  • Atendimento Preferencial. ...
  • Vagas de Estacionamento.

Acontece quando há ausência ou omissão de familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção e assistência. Uso da força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.

Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741, de 6 de outubro de 2003. Art. 96.

“Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Quais são os principais cuidados com a saúde do idoso?

  • Alimentação saudável.
  • Prática de atividades físicas.
  • Cuidados com a saúde mental.
  • Laços familiares saudáveis.
  • Cuidados com a segurança.
  • Auxílio na higiene pessoal.
  • Acompanhamento médico regular.

No Brasil, entretanto, ainda não há nada na nossa legislação que garanta esse auxílio financeiro. O único benefício existente é o auxílio de acompanhamento do INSS, que aumenta a aposentadoria em 25% para que o idoso possa pagar os seus cuidadores.

Artigo 21 da Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003
§ 2o Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.

Idoso. Dessa forma, um idoso (e qualquer pessoa) somente é considerado legalmente incapaz quando um juiz reconhece que não pode tomar conta de seu dia a dia, ou ainda que corre riscos severos devido a limitações físicas ou cognitivas.

Oferece atendimento no domicilio, por meio de acompanhamento domiciliar aos idosos em situação de isolamento, dependência de cuidados e que não conseguem frequentar o serviço em suas atividades de convivência.

Não há limites de idade! Sim! Muitos idosos ficam surpresos quando respondo isto, pois muitos são levados a crer que precisarão da autorização dos filhos para realizar estes negócios jurídicos.

O Estatuto do Idoso já considera crime, com pena de detenção de seis meses a três anos e multa, abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.

Abaixo são elencados os tipos de violência praticada contra a pessoa idosa:

  • VIOLÊNCIA FÍSICA. Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos. ...
  • VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA. ...
  • VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL. ...
  • VIOLÊNCIA PATRIMONIAL. ...
  • VIOLÊNCIA SEXUAL. ...
  • ABUSO FINANCEIRO. ...
  • DISCRIMINAÇÃO. ...
  • NEGLIGÊNCIA.

Os tipos de violência mais comuns foram a psicológica, a negligência e a financeira. Muitas vezes, em uma mesma denúncia, ocorre mais de um tipo de violência. Assim, houve um total de 272 registros de violência para os 192 acolhimentos de 2019. A violência psicológica foi trazida 72 vezes (26% dos registros).

Art. 5o A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei. Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

Compete-lhe a criação e estímulo de programas sociais em favor do idoso que sejam voltados para sua profissionalização especializada, que lhe confira assistência preparatória para sua aposentadoria e também que lhe traga incentivo à inserção no trabalho formal, quando a necessidade deste requeira tal medida.

Sendo assim, o Poder Público poderá criar varas especializadas e exclusivas do idoso (art. 70 do estatuto do Idoso). O Tribunal Regional da 4º Região, situado em Maringá, no Paraná, criou a primeira vara especializada do idoso baseando-se no direito de acesso à justiça.