Quais são os 3 conceitos básicos para a empresa otimizar seus processos?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 6 de maio de 2023
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COMO OTIMIZAR PROCESSOS?

  • Mapeamento dos processos. O primeiro passo é entender todas as atividades que sua empresa executa para alcançar os objetivos traçados. ...
  • Identificação dos pontos de melhoria. ...
  • Implementação das melhorias. ...
  • Monitoramento dos resultados.

4 ferramentas de otimização de processos

  • 1 – Matriz SIPOC. A matriz SIPOC (Supplier Input Process Output Customer) pode te ajudar muito na etapa de mapeamento dos processos da sua empresa. ...
  • 2 – Matriz GUT. ...
  • 3 – Kanban do Pipefy. ...
  • 4 – Ciclo PDCA.

Ciclo PDCA: método indicado para a melhoria contínua, baseado em quatro etapas – plan, do, check, act. Ou seja, planejar, fazer, checar e agir.

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:

  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

Dentre os processos principais do negócio temos:
Inovação e projeto dos produtos. Produção dos produtos. Expedição e entrega de produtos. Pós-venda, por exemplo: assistência técnica.

O que é otimização de processos? A otimização de processos é um conjunto de ações promovidas por uma organização, com o objetivo de melhorar o desempenho do negócio. Consiste em adotar práticas mais eficientes nas metodologias de trabalho e formalizar as etapas de realização de determinada atividade.

Sete etapas para criar um fluxo de trabalho eficaz. As sete etapas para criar um fluxo de trabalho eficaz dividem-se em três fases: planejamento, execução e revisão. Implementar estas etapas ajuda a organizar o trabalho de modo que, além de compreensível, ele também seja reiterável.

Otimizar processos possibilita a identificação e eliminação de desperdícios. Dessa forma, recursos mal-empregados começam a ter o destino correto. Além disso, fatores que comprometem a produtividade como, gargalos, erros, falhas e atrasos, são percebidos com maior facilidade.

Algumas delas são:

  • Recebimento em horários definidos pelo cliente.
  • Redução de custos na logística.
  • Encurtamento e otimização de rotas.
  • Otimização e redução de tempo de entrega.
  • Entregas mais sustentáveis.

Entre as principais ferramentas de gestão, podemos destacar:

  • A Matriz SWOT;
  • O Business Model Canvas;
  • A Matriz BCG, e;
  • O Ciclo PDCA.

Tipos de otimização
Podemos classificar, de forma geral e ampla, a otimização em dois tipos: otimização independente da máquina e otimização dependente da máquina.

Que mudanças podemos fazer que resultarão em melhoria? 2. Quais são as disciplinas necessárias para estruturar melhoria? Conceito, Estrutura e Melhoria.

As ações de melhoria contínua devem se guiar pelo fato de que algo que já está bom sempre pode ser aprimorado para atingir o máximo de qualidade e perfeição. Isso vale para um processo, um serviço ou um produto. A melhoria contínua é uma prática comum em empresas que almejam obter resultados cada vez melhores.

As 3 questões fundamentais:
Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? - Essa questão vai nos dar um indicador para sabermos quando temos uma mudança e quando temos uma melhoria. Quais mudanças podemos fazer que vão gerar melhorias? - Essa última questão irá abrir nossa mente para alternativas.

Como definir processos de uma empresa?

  1. Realize um mapeamento dos seus processos.
  2. Identifique as falhas da sua empresa.
  3. Automatize.
  4. Enxergue sua empresa de maneira MACRO.
  5. Comunique os seus colaboradores sobre os novos processos.

Quais são os principais tipos de gestão de processos organizacionais?

  • Gestão funcional de processos organizacionais.
  • Gestão sistêmica dos processos organizacionais.
  • Arquitetura de processos.
  • Mapeamento de processos.
  • Padronização de processos.
  • Modelagem de processos.
  • Transformação de processos.
  • Controle de processos.

O Processo se classifica em: Processo de Conhecimento, Processo de Execução e Processo Cautelar. No Processo de conhecimento ocorre a necessidade das partes de levar ao conhecimento do juiz, os fatos e fundamentos jurídicos, para que ele possa substituir por um ato seu a vontade de uma das partes.