Quais são os 3 ciclos das rochas?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Ciclo geológico que engloba um conjunto de processos que ocorrem ao nível da crosta terrestre e que passa pela meteorização, erosão, transporte, sedimentação e diagénese.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

As rochas constituem a parte sólida da Terra que tem como nome litosfera. São formadas por minerais, materiais naturais com uma composição química bem definida e propriedades físicas características.

Erosão: as rochas magnéticas passam por processos de desgaste, provocados por agentes naturais (água, vento, gelo, clima). Sedimentação: após deterioração provocada pela erosão, ocorre diversos depósitos sedimentares nas camadas mais baixas da terra.

Ocorre quando as rochas ígneas, sedimentares e mesmo metamórficas são expostas a altos níveis de pressão e temperatura, normalmente no interior da crosta. Então, acontece uma metamorfose: transformam-se as características originais e muda-se a estrutura química das rochas, o que gera um novo tipo rocha.

Sucessão de fenómenos sistematicamente reproduzidos pela mesma ordem em períodos regulares na crosta terrestre. A Terra em geral, principalmente a crosta, apesar da sua aparente estabilidade, não se encontra em equilíbrio.

Dependendo da constituição e da origem das rochas, elas são classificadas em três tipos: Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.

O processo de aquecimento e endurecimento das rochas é chamado de metamorfismo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Como continuação desse processo, as rochas metamórficas podem sofrer ainda mais com o calor e pressão da terra, de tal forma que elas podem começar a derreter, formando as lavas.

Para que a rocha se transforme em solo é necessário que ocorra o intemperismo. Esse é o processo de erosão e decomposição das rochas. Para que isso ocorra, é necessário que a rocha fique exposta aos agentes erosivos por um longo período.

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.

Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.

rochas ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.