Quais são os 3 batismo?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico:

  • Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
  • A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha;
  • A imersão: o batizando é imerso nas águas.

A palavra batismo aparece no mínimo em 11 livros do Novo Testamento, totalizando 15 vezes. Este número aparece na Bíblia Almeida revista e atualizada. Além do substantivo Batismo aparece o verbo Batizar em um número maior de vezes.

O Código de Direito Canônico diz:
Por sua vez, a CNBB diz que, no Brasil, o costume é batizar por infusão (jogando água sobre a cabeça); essa é a praxe. Porém, “permite-se o batismo por imersão, onde houver condições adequadas, a critério do Bispo Diocesano”.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

O batizado celta é autoral e foi criada com a inspiração em antiga Cerimônia Celta de Consagração, levando assim para a criança o sentido do Amor e a força da Proteção em sua vida! A cerimônia conta com a participação dos pais, amigos e familiares. Usaremos a representação dos quatro elementos da natureza.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Não é muito comum, nem muito necessário. Mas, é indicado, para que, quanto mais pessoas participarem da educação espiritual da criança, melhor! Mas, um adendo deve ser feito, você poderá escolher a mesma pessoa para ser madrinha de consagração e batismo.

Esta versão da Renovação das Promessas Batismais é mais comumente feita durante a Missa de Sacramento da Crisma. Porém, também pode ser feita no momento da Missa de Primeira Comunhão Eucarística, quando os participantes não forem crianças.

Um dia, quando João Batista estava batizando as pessoas no rio Jordão, Jesus Cristo apareceu e foi falar com ele. Jesus pediu que João O batizasse.

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org).

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

A Praxe é o "batismo" de estudantes nas universidades de Portugal e foi criada de modo a integrar os Caloiros e também suportar o aumento da perda de inibições sociais. Tradições, eventos, regras e felicidade são algumas das componentes chave da Praxe.

A consagração, de fato, é um ato de devoção que não faz parte do sacramento do batismo. Mas os católicos brasileiros têm tanta devoção por Nossa Senhora que fazem questão de consagrar seus filhos à Mãe de Deus durante a cerimônia do batizado.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.