Quais são os 3 aspectos fundamentais da gestão de pessoas?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Motivar cada colaborador e engajar a equipe com uma visão e missão estimulantes. Criar uma cultura de responsabilização mútua.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

A gestão de pessoas possui aspectos fundamentais que pautam o gestor para alcançar o sucesso junto com as pessoas, estes aspectos são apresentados por Chiavenato como sendo; Pessoas como seres humanos, Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais, Pessoas como parceiras da organização, Pessoas como talentos ...

Gestão de pessoas são práticas cujo objetivos são desenvolver e motivar os colaboradores de uma empresa. Essas práticas são fundamentadas em cinco ações: motivação, comunicação, trabalho em equipe, possibilidade de crescimento e desenvolvimento.

Seu objetivo principal é capacitar as pessoas para seus respectivos cargos e funções. Além disso, busca valorizar os colaboradores, traçar estratégias e metas pessoais para cada um, fomentando assim oportunidades para o crescimento individual.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

  • Planejar. Significa definir os objetivos da empresa e de que maneiras eles serão alcançados. ...
  • Organizar. ...
  • Dirigir. ...
  • Controlar. ...
  • Equilíbrio nas funções administrativas.

Os principais objetivos da gestão de pessoas são: motivar os colaboradores, garantir uma comunicação interna eficiente, entrosamento e trabalho em equipe, gerir a partir de competências e incentivar o treinamento e desenvolvimento constante dos profissionais.

Os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas

  1. Treinamento e desenvolvimento. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Liderança. ...
  4. Processos. ...
  5. Trabalho em equipe.

Quais são os principais processos da gestão de pessoas?

  • Agregar pessoas. ...
  • Aplicar pessoas. ...
  • Recompensar pessoas. ...
  • Desenvolver pessoas. ...
  • Manter pessoas. ...
  • Monitorar os resultados.

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?

  • Motivação. A motivação surge como primeiro pilar para uma gestão de pessoas eficiente. ...
  • Comunicação. Todo gestor reconhece a importância da comunicação. ...
  • Trabalho em equipe. É preciso ter em mente que a empresa é uma só célula. ...
  • Competências. ...
  • Desenvolvimento.

A gestão de pessoas se baseia em 5 pilares fundamentais que ajudam a garantir uma atuação mais estratégica na maneira de conduzir e administrar os recursos humanos de uma organização.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

A GP baseia-se em três aspectos fundamentais: as pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e as pessoas como parceiras da organização (CHIAVENATO, 2004).

O que é a Gestão de Pessoas? A gestão de pessoas é a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para conseguir extrair o máximo do potencial de seus alunos. O mesmo vale para o técnico de uma modalidade do esporte com atuação coletiva.

Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...

Os 6 processos da Gestão de Pessoas

  • 1 – Agregar pessoas. É o processo utilizado para encontrar novas pessoas para a empresa, incluindo o recrutamento e seleção de profissionais. ...
  • 2 – Aplicar pessoas. ...
  • 3 – Recompensar pessoas. ...
  • 4 – Desenvolver pessoas. ...
  • 5 – Manter pessoas. ...
  • 6 – Monitorar pessoas.

O gestor de pessoas é responsável por gerir as atividades relacionadas aos funcionários dentro de uma empresa. Em sua rotina, ele coordena processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de colaboradores.

Ter um líder é fundamental para a gestão de pessoas, uma vez que essa figura gera motivação na equipe. Mas uma liderança vai além disso. Saber ouvir, resolver conflitos, orientar, ser flexível e atuar como um mentor são habilidades necessárias para gerenciar pessoas e fazer com que a empresa tenha êxito.

Os modelos de gestão não são excludentes. Ou seja, é possível adotar um modelo participativo focado em resultados e processos, por exemplo. Para ajudar você, separamos três modelos: Gestão por Resultados, Gestão por Processos e Gestão Participativa.