Quais são os 21 sentidos do ser humano?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Os sentidos

  • Visão: O sistema visual inclui detectar e interpretar luz e imagem. ...
  • Audição: O sistema auditivo é capaz de reconhecer os sons emitidos pelo ambiente. ...
  • Olfato: É o sistema responsável pela captação e reconhecimento de odores. ...
  • Paladar: ...
  • Tato: ...
  • Vestibular: ...
  • Proprioceptivo:

Os resultados levaram os pesquisadores a concluir que o olfato é o nosso sentido mais apurado, já que o olho humano consegue captar até 7,5 milhões de cores e o ouvido percebe 350 mil tons sonoros.

Tato, paladar, olfato, visão e audição fazem parte de uma resposta consensual – todos eles existem, mas podem ser expandidos para classificações mais complexas.

De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

Possuímos 7 sentidos: visão, audição, olfato, tato, paladar, equilíbrio e proprioceção. Todos estes sentidos são captados por milhares recetores no nosso corpo e interpretados pelo nosso cérebro, normalmente, de forma automática.

Como então utilizar bem a intuição ou a sensibilidade a seu favor? Primeiro será importante se conhecer, saber como você se sente, percebe e observa o mundo e as coisas, pois só assim será capaz de identificar um novo pensamento ou uma ideia vinda do “nada” como algo que realmente quer lhe dizer alguma coisa.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

Na noite em que venceu um prêmio especial por sua carreira, Crowe reencontra um rapaz que havia tentado curar, porém sem sucesso. Ele alega que o doutor não foi capaz de ajudá-lo e acaba desferindo um tiro contra ele, matando-se logo depois.

Feche os olhos e comece a prestar atenção nos sons, nos cheiros e nas sensações físicas ao seu redor.
...
Faça uma caminhada.

  1. Encontre um local quieto e calmo para caminhar. ...
  2. Ao caminhar, volte sua atenção para fora. ...
  3. Anote aquilo que perceber em um caderno e veja também como você reage a essas percepções.

Provavelmente não teremos uma resposta que satisfaça a todos. O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

Órgãos do sentido - Visão, audição, tato, olfato e paladar.

Resumo sobre polissemia
A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

E cada direção tem dois sentidos, sendo que a direção horizontal tem o sentido para a esquerda e para a direita, já direção vertical, tem o sentido para cima e o sentido para baixo.

Busque um propósito
Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

O real sentido da vida é sentir e viver emoções que nos façam acreditar que estamos vivos, se isso é capaz nos fazermos vivos, então viva e sinta tanto quando for proposto. O amor só é real, quando expressado, existido e sentido, em troca de nada. O real sentido da vida, é que nascemos para a continuação da humanidade.

Tato. O tato ou o sistema tátil é o primeiro dos sentidos a surgir, antes mesmo do nascimento. Com cinco semanas de gestação, por exemplo, o bebê já possui o nariz e o lábio sensíveis, e essa sensibilidade rapidamente se estende para as outras regiões do corpo.