Quais são os 21 elementos químicos?

Perguntado por: icastro3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Todos os Elementos Químicos

ElementoSímboloMassa Atômica
EnxofreS32,064
ÉrbioEr167,26
EscândioSc44,956
EstanhoSn118,69

Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. Antes que você comece a pensar que deveríamos estar flutuando com todos esses átomos de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, lembre-se que o oxigênio é parte importante da água em nosso corpo (H2O).

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.

Os 5 elementos da natureza Os principais são terra, madeira, fogo, água e metal. Esta classificação tem origem na filosofia tradicional chinesa. Eles são elementos tangíveis encontrados na natureza em sua forma mais pura. O que são os 5 elementos?

Se destacam o carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Também são importantes o cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio e cloro.

No corpo humano, o oxigênio é responsável por 65%, carbono por 18%, hidrogênio por 10%, nitrogênio em torno de 3%, cálcio 1,5%, fósforo 1%, existindo ainda traços de outros elementos como K, S, Na, Cl, Mg, Fe, entre outros.

Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos acreditavam que esses quatro elementos formavam tudo o que existe.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.

fósforo

O 1º elemento isolado em laboratório
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

Hidrogênio

1- Hidrogênio
O elemento mais abundante do universo – compõe 75% de sua matéria – é o átomo mais simples existente, com número atômico 1 e massa atômica de aproximadamente 1,00 U.

Na natureza, existem quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

Na Terra é diferente
Por aqui, o elemento mais comum é o oxigênio, que responde a quase metade (47%) dos átomos que constituem a Terra. Ele está presente na superfície do planeta, na água, no ar e nas rochas.

hidrogênio

O hidrogênio é o elemento químico mais comum do universo, sendo cerca de 90% dos átomos do cosmo.

O oxigênio ocupa o primeiro lugar da lista e compõe 65% do organismo humano. O carbono é um dos elementos mais importantes para a vida.

gases nobres

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

São os cinco elementos não-metais da família 7A da tabela periódica. Os halogênios são elementos químicos formadores de sais inorgânicos. Na tabela periódica fazem parte do grupo 17 ou da família 7A. Eles são formados pelos elementos flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I), astato (At) e ununséptio.