Quais são os 21 dons do Espírito Santo?

Perguntado por: treal . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Os Dons do Espírito

  • O Dom das Línguas (D&C 46:24) ...
  • O Dom de Interpretação de Línguas (D&C 46:25) ...
  • O Dom de Tradução (D&C 5:4) ...
  • O Dom da Sabedoria (D&C 46:17) ...
  • O Dom do Conhecimento (D&C 46:18) ...
  • O Dom de Ensinar Sabedoria e Conhecimento (Morôni 10:9–10) ...
  • O Dom de Saber que Jesus Cristo É o Filho de Deus (D&C 46:13)

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra.

São eles: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. O que Isaías chama espíritos é o que a técnica teológica chama dons . Dessa forma, o profeta enumera sete DONS.

Gratidão por Jesus Cristo
Graças a Sua Expiação, poderemos ressuscitar depois que morrermos.

O intercessor tem humildade, mas com ousadia luta em favor do seu semelhante. Podemos ver nas Escrituras que a necessidade do intercessor é várias vezes citada. Deus é um ser tão grande, bom, maravilhoso, santo, justo, mas Ele permite que passemos por situações que exigem uma resposta.

Sim, ao ser criado, o ser humano recebeu de Deus os dons chamados “Dons Naturais”: o corpo, a alma, os cinco sentidos, as faculdades, como por exemplo, raciocinar, apreender, ponderar, julgar; Dons Sobrenaturais: a graça santificante, a filiação divina, a herança do céu e ser templo da Trindade; Preternaturais: a ...

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Para os carismáticos católicos e os pentecostais é o dom de orar em línguas ou glossolalia, ou seja, frases soltas e murmúrios. Em ambos os casos, as pessoas ficam em estado alterado de consciência (transe mediúnico ou êxtase, no dizer da Igreja).

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

São Paulo nos faz entender: “Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. Assim, na Igreja, Deus estabeleceu, primeiro, os apóstolos; segundo, os profetas; terceiro, os que ensinam; depois, dons diversos: milagres, cura, beneficência, administração, diversidade de línguas.

De fato, trata-se de uma questão interessante, uma vez que há uma certa coincidência entre os dons e as virtudes, e até se pode fazer uma correlação entre eles: fé-entendimento; esperança-ciência; caridade-sabedoria; prudência-conselho; justiça-piedade; fortaleza-fortaleza e temperança-temor de Deus.

Em síntese: Os dons do Espírito Santo são como “receptores” aptos a captar os impulsos do Espírito mediante os quais o cristão se encaminha para a perfeição em estilo novo ou com a eficácia que o próprio Deus lhe confere.

Os dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Deus concede pelo menos um desses dons a todo membro digno da Igreja. Ao receber tais dons, eles o fortalecerão e abençoarão individualmente e o ajudarão a servir aos outros. (Ver D&C 46:8–12.)

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.