Quais são os 20 piores venenos do cigarro?

Perguntado por: eespinosa3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas em veneno para matar rato.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no arguile, que têm diversas essências, apresentam ainda 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, segundo a OMS, consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros.

Cada tragada de fumaça do cigarro introduz no organismo 4 trilhões de radicais livres. A nicotina é a substância responsável pela expansão de todos os tipos de câncer, aumentando o risco em 30%.

Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

O cigarro eletrônico (conhecido também como e-cigarro) não possui alcatrão e o monóxido de carbono presentes nos cigarros tradicionais, substâncias capazes de causar diversas doenças, dentre elas o câncer de pulmão e de outros órgãos, mas libera outros tipos de substâncias também tóxicas à saúde.

Empresa Souza Cruz extinguiu o FREE ONE que era o cigarro mais leve do mercado e inclusive vinha especificado na embalagem que ele possuia 0,01 mg de NICOTINA enquanto o FREE TRADICIONAL possuia 0,07 mg de NICOTINA.

Hoje em dia, o tabaco orgânico apresenta-se com menor índice de agentes que causam malefícios a saúde e principalmente dependência por nicotina.

Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias. Desde que um cigarro enche seus pulmões com substâncias químicas perigosas, os pulmões não conseguem recuperar-se totalmente.

Chiado, tosse, respiração ofegante, falta de ar.

A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.

No cérebro, os efeitos mais graves são derrame cerebral e surgimento de tumores. É surpreendente, mas o uso da nicotina (fumar cigarros, mascar tabaco, etc.) causa ainda mais enfermidades e mortes que todas as outras drogas de dependência combinadas.

O cigarro gera calor e partículas muito agressivas para as gengivas, que por vezes geram uma inflamação. Se a inflamação perdurar e as bactérias se multiplicarem, isso pode destruir o osso alveolar e o ligamento do dente. Rompendo assim, o suporte e podendo ocasionar a sua queda.