Quais são os 2 tipos de aprendizagem?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação, são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.

Por teorias de aprendizagem podemos observar três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora.

Aprendizagem Motora consiste em uma alteração na capacidade do indivíduo em desempenhar uma habilidade motora, que pode ser inferida por uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência (MAGILL, 1998).

Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos. Com isso, acabamos não completando o ciclo de aprendizagem, e ela fica deficiente.

Seus estudos definiram a aprendizagem com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Para ele, a aprendizagem é a aquisição de conhecimento através das estruturas cognitivas do indivíduo, principalmente o pensamento e a linguagem, e da sua interação com o meio.

Cinestésico: vale lembrar que a cinestesia é o sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo. Estudantes cinestésicos têm como principal característica a aprendizagem por meio de experiências.

Este perfil está relacionado com os estímulos recebidos pelo tato, movimento, pelas sensações. O foco do aprendizado está em situações práticas, experimentos, montar e desmontar objetos, ou seja, “colocar a mão na massa”, fazer para aprender.

O que é a aprendizagem cinestésica? A aprendizagem cinestésica é um método utilizado em diversos contextos de ensino e troca de conhecimento. Nela as pessoas dão preferência por aprenderem de forma interativa, a como fazer e lidar com situações cotidianas.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu

  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Um Processo de Aprendizagem é um método conectado à evolução pessoal, através do qual as competências, as atitudes, as qualidades, o aprendizado e a cultura são absorvidos ou alterados diante das vivências, das contemplações, do conhecimento e da capacidade de assimilação.