Quais são os 2 pilares da educação?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Os quatro pilares da Educação

  • Primeiro pilar: Aprender a conhecer. ...
  • Segundo pilar: Aprender a fazer. ...
  • Terceiro pilar: Aprender a ser. ...
  • Quarto pilar: Aprender a conviver.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. O ser humano tanto pode idealizar uma bomba, quanto a cura para uma doença.

Fazendo uma transposição desse conceito para o contexto profissional, os pilares são como colunas que sustentam um indivíduo para que este seja bem-sucedido em sua trajetória profissional. Nesse contexto, o pilar essencial para o sucesso profissional que destacaremos aqui é o Conhecimento.

“A equidade educacional nos faz refletir se as diferentes características e os contextos de grupos e indivíduos estão sendo respeitados, nas suas especificidades, em nossos espaços de aprendizagens e como estamos disponibilizando recursos e estratégias que assegurem o direito ao acesso de forma igualitária”, pontua ...

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

É um princípio que está presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações participativas e afirmativas em todo o cotidiano da escola. A materialização desse princípio se dá por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

“Viver é aprender” é um ditado popular que sabiamente descreve a importância que a aprendizagem tem para a nossa vida.

Os pilares da educação é o que rege o ensinamento, como deve ser trabalhado o ensinamento onde os alunos devem aprender a como aprender a conhecer, estando relacionado ao ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento.

Perguntas temáticas. Outra forma de despertar a prática dos quatro pilares da educação é dar aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e motivem o pensamento crítico frente a casos do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos pensar sobre os temas falados.

O que a BNCC diz
Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros.

Competências da BNCC: trabalhando projeto de vida

  • Buscando identidade(s) numa sociedade plural.
  • Responsabilidade social.
  • Planejamento e execução – da escola à vida.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.