Quais são os 1 2 e 3 setores da economia?

Perguntado por: lcruz6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.

Constituído por empresas privadas e profissionais autônomos. Quase diametralmente oposto ao primeiro setor, o segundo setor é marcado por sua competitividade interna. Além disso, o financiamento de suas atividades é normalmente privado e, assim, seus principais objetivos são o lucro e a expansão mercadológica.

Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas.

O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas.
  • Setor Secundário: indústria.
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. Ele é representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. As atividades do terceiro setor têm como característica a grande participação na economia mundial.

O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.

O setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final.

É sinônimo de sociedade civil organizada, integrada por pessoas jurídicas de direito privado sem finalidade lucrativa e exercem atividades de interesse social, atuando em causas humanitárias, serviços filantrópicos e outras atividades que promovam cidadania e a inclusão social.

Os negócios de impacto social e ambiental se inserem no que se convencionou chamar de setor 2.5 ou dois e meio. “Caminha entre o segundo e o terceiro setores, ou seja, entre o setor privado com fins lucrativos, e as organizações da sociedade civil que atuam sem fins lucrativos.

As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.

Desse modo, essa população está distribuída em três setores da atividade econômica, são eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Resposta verificada por especialistas
O três elementos principais que influenciam a economia são: crescimento da produtividade, o ciclo da dívida de curto prazo e o ciclo da dívida de longo prazo. Na atividade econômica, essas transações se relacionam somando-se e subtraindo-se diariamente.

Os setores da economia são partes que compõem produtos e serviços que fazem parte da vida das pessoas e que geram emprego, renda e crescimento econômico. Logo, são as áreas que fazem a economia funcionar. Esses setores são as etapas que produtos percorrem no ciclo da economia.

O Setor Quaternário da economia abrangeria trabalhos como a geração e troca de informações, as atividades da área da educação, pesquisa e desenvolvimento, bem como a alta tecnologia. O Setor Quinário da economia abrangeria trabalhos não remunerados ligados à saúde, à educação e à cultura.

O setor secundário brasileiro se destaca hoje nos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, de papel e celulose, alimentício, na construção civil e geração de energia elétrica.