Quais são os 06 métodos de barreira utilizados na clínica odontológica rotineira?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Durante um atendimento odontológico de rotina, o cirurgião-dentista deverá utilizar luva, máscara, gorro, avental de manga longa. Estes EPI devem ser descartáveis. Os não-descartáveis são os óculos de proteção.

Barreiras mecânicas são materiais utilizados para evitar contato dos micro-organismos com os equipamentos e periféricos. Devem ser utilizados em áreas passíveis de contaminação. É importante para evitar a contaminação entre pacientes, paciente e equipe de trabalho e vice- versa.

Barreiras Primárias: EPIs, acesso limitado, avisos de risco biológico, precauções com pérfurocortantes, etc.

Existem tipos especiais de barreiras como barreiras absorventes, barreiras anti-fogo, barreiras de bolha e barreiras de praia que têm utilização em cenários mais específicos.

Tipos de barreiras de segurança
Alguns exemplos de barreiras naturais: arbustos, rios e encostas; Alguns exemplos de barreiras artificiais: janelas, catracas, portas, grades e cercas. Também é possível combinar os dois tipos de barreiras para dificultar ainda mais a ação de meliantes.

Especialmente existem três diferentes tipos de barreiras que são utilizadas em um projeto bem elaborado de proteção perimetral e são sobre elas que discutiremos no post de hoje.

  • Barreiras Tecnológicas. ...
  • Barreiras Físicas. ...
  • Barreiras Psicológicas.

Essas normas incluem: correta lavagem das mãos; proteção pessoal do usuário; uso do equipamento de proteção individual em todos da equipe; adequadas limpeza de superfícies, desinfecção e esterilização; imunização dos profissionais e correto manuseio dos resíduos de saúde para conseguimos reduzir significativamente o ...

Já os princípios gerais da biossegurança envolvem:

  • Análise de riscos.
  • Uso de equipamentos de segurança.
  • Técnicas e práticas de laboratório.
  • Estrutura física dos ambientes de trabalho.
  • Descarte apropriado de resíduos.
  • Gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.

Etapas do Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  • Não geração de Resíduos Sólidos;
  • Redução;
  • Reutilização;
  • Reciclagem;
  • Tratamento dos Resíduos Sólidos;
  • Destinação final.

Limpeza e a desinfecção do consultório
Após cada atendimento, deixe a sala sob ventilação com portas e janelas abertas por no mínimo 15 minutos, para que o aerossol formado possa ser dispersado. Passado esse tempo, comece a recolher todos os resíduos gerados durante o procedimento.

O descarte deve ser feito em caixas de papelão resistentes, sem furos ou vazamentos, de forma que fiquem isolados para não ferir quem manusear o material. Também é ideal que essas caixas estejam bem identificadas para que o transporte seja feito com o máximo de cuidado.

Como exemplo de barreira mecânica, temos o muco presente na vagina, na cavidade nasal e no trato respiratório. Por ser pegajoso o muco ajuda a proteger os locais contra infecções, sequestrando e inibindo a mobilidade dos microorganismos. Normalmente é jogado para fora do corpo, como por exemplo, em um espirro.

O que é barreira física? São obstáculos que dificultam as invasões, como cercas elétricas, concertina e arame farpado nos pontos de acesso. Qualquer uma dessas opções pode provocar ferimentos graves em quem tentar superá-la. Com isso, essa barreira inibe a ação criminosa.

As barreiras secundárias dizem respeito à construção ou reforma de laboratórios, clínicas, hospitais e outros, quanto a sua localização e instalações físicas, as quais são importantes para proporcionar uma barreira de proteção para pes- soas dentro e, principalmente, fora do ambiente de trabalho, bem como para o meio ...