Quais são os 05 aspectos importantes para a perícia de insalubridade?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Nos pedidos de insalubridade, questões que devem ser abordadas são:

  • Exposição a agente insalubre;
  • Tempo de exposição;
  • Nível de Exposição;
  • Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

Analisando esta norma do Ministério do Trabalho, é possível discriminar três critérios utilizados para caracterização da insalubridade, quais sejam: avaliação quantitativa, qualitativa e avaliação qualitativa de riscos inerentes à atividades.

O Laudo de Insalubridade, além de ser obrigatório pela NR 15, é de extrema importância para que o trabalhador possa comprovar que está exposto à situações insalubres, o que garante que ele receba o adicional de insalubridade.

A elaboração dos laudos de insalubridade e de periculosidade se dá a partir da avaliação do trabalho realizado pelo colaborador e das condições em que ocorre. Uma primeira análise é conduzida no local das atividades laborais, outra em laboratório e uma terceira em escritório para a elaboração do laudo propriamente.

No laudo de insalubridade é preciso constar as funções desempenhadas no cargo do empregado, incluindo as atividades e operações perigosas que ultrapassam o limite de exposição permitido pela NR-15, de acordo com os anexos da norma.

Art . 189 – Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Nele, deverá constar:

  1. Cargos ocupados;
  2. descrição das atividades realizadas;
  3. Exposição a fatores de riscos;
  4. Outros detalhes fundamentais que comprovem a atividade insalubre e periculosa para a aposentadoria especial.

Às vezes o perito pergunta: “Onde dói?”, e o periciado responde sobre o seu relacionamento com a empresa. Eu sei que você está morrendo de vontade de contar tudo para o perito, mas cada questão na sua hora. A perícia apresenta um roteiro para nada ficar de fora. Foco é o seu melhor aliado.

Esta perícia vai ocorrer como uma espécie de entrevista, onde o perito judicial, nomeado pelo juiz, vai agendar uma data e horário para realização da perícia, dia este em que as partes deverão comparecer para prestar esclarecimentos sobre as condições do trabalho realizado pelo empregado, junto da empresa.

De acordo com as normas e técnicas estabelecidas ao perito-contador, a NBC TP 01, as respostas dos quesitos no laudo pericial devem ser registradas de forma circunstanciadas, clara, objetiva, sequencial e lógica (CFC, 2015a).

O que é insalubridade no trabalho? Algo insalubre diz respeito ao que não é saudável. Levando isso para o trabalho, a insalubridade é quando o local ou a atividade profissional exercida, é prejudicial à saúde do colaborador e o expõe à condições que prejudicam sua saúde, a curto ou longo prazo.

O art. 195 da CLT determina que a elaboração do laudo é de atribuição exclusiva do engenheiro de segurança do trabalho e do médico do trabalho, seja perito oficial, seja assistente técnico.

A Norma Regulamentadora que determina as regras sobre as condições que geram o adicional de insalubridade é a NR 15 e, segundo o artigo 195 da CLT, quem elabora é o engenheiro de segurança do trabalho ou o médico do trabalho.

O Laudo de insalubridade é um documento que toda empresa precisa providenciar para estar em harmonia com as exigências legais trabalhistas. O laudo deve ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho, conforme o artigo 195 da CLT.

O perito deve ficar adstrito, circunscrito, aos quesitos formulados, notadamente ao objeto da perícia. O seu laudo não deve conter elementos e/ou informações que conduzam a dúbia, ambíguo, incerta interpretação, para que não induza os julgadores a erro.

O Laudo de avaliação deve conter os registros de todas as pesquisas, estudos, diligências, ou buscas de provas que o perito-contador tenha precisado para concluir o seu trabalho. Ele deve, ainda, ser apresentado de uma forma clara e precisa, de forma a que não haja espaço para dúvidas.

Os principais agentes químicos qualitativos são agentes comprovadamente cancerígenos, arsênico, chumbo, cromo, fósforo, mercúrio, silicatos, benzenos, fenóis e hidrocarbonetos aromáticos (como grande parte dos solventes e tintas).

Seguem descrições dos riscos aos quais pode incidir insalubridade: Riscos físicos – Ruído, Calor, Radiações ionizantes, Trabalho sob condições hiperbáricas – Ar comprimido, radiações não ionizantes, vibrações, frio, umidade.

O conceito de ambiente insalubre
Um posto de trabalho é insalubre quando ele de alguma maneira representa riscos à saúde da equipe de forma intensiva e frequente. Em outras palavras, é quando há situações na empresa onde os colaboradores ficam expostos aos riscos em um patamar acima dos limites toleráveis.