Quais são objetos opaco?

Perguntado por: ocortes4 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O material opaco se refere a materiais comuns que não são metálicos (reflexões fortes) nem transparentes (refrativos). Pedra, madeira, plástico, cerâmica são exemplos comuns de materiais opacos, e eles são o tipo mais comum de material.

Transparente = que deixa passar a luz e ver nitidamente o que está por trás. Translúcido = diz-se de qualquer corpo que deixa passar a luz, mas que não permite que se perceba objetos colocados por detrás dele; diáfano. Opaco = que não permite a passagem de luz; que não é transparente.

Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles. Já os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue penetrar, neles ocorrem somente a reflexão e a absorção da luz.

Exemplos de materiais transparentes à luz visível são ar e alguns outros gases, líquidos tais como a água, a maioria dos vidros, muitos cristais e plásticos como Perspex. Onde o grau de transparência varia de acordo com o comprimento de onda da luz, a imagem vista através do material é matizada.

O material transparente é usado para todos os materiais atravessados pela maior parte da luz (refratada) sem nenhuma dispersão, mas com algum grau de absorção de cor. Os exemplos típicos são vidro, água, acrílico, quartzo, diamante, rubi e esmeralda.

Os meios opacos são aqueles que não possibilitam a transmissão da luz. Quando iluminamos uma placa de metal, por exemplo, nenhuma porção da luz é capaz de atravessá-la, portanto, trata-se de um meio opaco. Perceba que o meio opaco não é um meio sem brilho, mas sim um meio que não permite que a luz o atravesse.

O invisível (um espelho) diferencia-se do transparente (um vidro) porque, precisamente, não se deixa atravessar pela luz – cria uma barreira intransponível, um corpo altivo mas sem imagem própria; no vidro, por exemplo, os reflexos que por vezes o tornam quase opaco são encarados como empecilhos à franca transparência; ...

Significado de Translúcido
adjetivo Que deixa passar a luz, não permitindo que se vejam nitidamente os objetos através de sua espessura; diáfano: os vidros despolidos são translúcidos. [Figurado] Que é claro, incontestável; notório, transparente: provas translúcidas; inteligência translúcida.

8. Observe o que acontece nos bastidores de um teatro de sombras. a) O que você observa nos bastidores do teatro de sombras? É possível ver uma fonte luminosa, as crianças, as representações de animais, que são corpos opacos, e um material translúcido em que a sombra é projetada.

A LUZ QUANDO ATINGE UM OBJETO PODE SER ABSORVIDA, REFLETIDA, OU MESMO, ATRAVESSÁ-LO. NO CASO DE OBJETOS OPACOS COMO ÁRVORES, TIJOLOS OU MESMO UMA PESSOA, A LUZ É ABSORVIDA, NÃO CONSEGUINDO ATRAVESSÁ-LOS.

Os objetos transparentes são feitos de um material em que a luz consegue atravessar totalmente a sua superfície. Ou seja, quando a luz chega a esse objeto de material transparente, essa luz vai ser passada para o outro lado do objeto, transpassando-o.

Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis.

O fenômeno da refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio transparente para outro meio transparente diferente. As consequências dessa passagem são a mudança da velocidade de propagação da luz e, nas incidências oblíquas, um desvio na sua trajetória.

Meios de propagação da luz
Por isso, neste tópico, vamos entender os meios nos quais a luz pode se propagar, indicando o seu comportamento em cada um dos três diferentes meios, que são: os meios transparentes, os meios translúcidos e os meios opacos.

Princípio da independência dos raios: Quando dois raios de luz se cruzam, cada um mantém sua trajetória original, como se o outro não existisse. Os raios luminosos se propagam independentemente uns dos outros.

Três princípios regem a Óptica Geométrica: a propagação retilínea da luz, a independência dos feixes de luz e a reversibilidade do trajeto da luz. Os três tipos de superfícies sobre os quais a luz incide são: transparentes, translúcidos e opacos.

Os cristais na cor branca ou transparente são o símbolo de pureza e limpeza. Eles ajudam a purificar ações e pensamentos, trazem clareza mental e eliminam a desordem.

Os materiais transparente transmitem quase toda luz que chega nele, ou seja, ele deixa a luz passar, e é por isso que a gente consegue ver o outro lado.

Objetos opacos: Quando a luz é absorvida por um objeto, não sendo capaz de atravessá-lo, dizemos que ele é opaco. Por exemplo, a luz não atravessa um tijolo, um tronco de árvore ou uma máscara de dormir.

Imagine um raio de luz que incide em certa superfície. Para visualizarmos melhor, chamaremos esse raio de raio incidente (RI). Após incidir em um ponto para a superfície, a luz é refletida, seguindo uma trajetória, definida pelo raio refletido (RR).