Quais são o tripé da sustentabilidade?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Qual é o tripé da sustentabilidade? Esse conceito se baseia nos seguintes pilares — social, ambiental e econômico — a partir dos quais as empresas devem mensurar seus resultados. Assim, só alcançam a sustentabilidade empresarial aquelas organizações que conseguem ter sucesso nesses três aspectos ao mesmo tempo.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

1. Aparelho portátil, com três pés ou escoras, sobre o qual pode assentar uma máquina fotográfica, uma câmara, uma prancheta, um instrumento de geodesia , etc. 3. Que ou dispositivo que tem três pés (ex.: abajur tripé; bengala tripé; cavalete tripé; comprou um tripé para ajudar na marcha).

A função principal do tripé é proporcionar maior estabilidade às câmeras digitais. Livres da respiração ou do suave tremer da mão dos fotógrafos, as câmeras no tripé captam melhor a cena que está à sua frente.

A sustentabilidade não está ligada somente com o meio ambiente, mas também, ao meio social e econômico, formando assim, os três pilares que visam garantir a integridade do planeta e melhorar a qualidade de vida.

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

Para afirmar que uma organização trabalha com base no desenvolvimento sustentável, é preciso atuar de forma que os três pilares do conceito - Social, Econômico e Ambiental - coexistam e interajam entre si plenamente.

A sustentabilidade é baseada em três aspectos: o ambiental, o econômico e o social, que devem coexistir em equilíbrio.

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

As tripes causam manchas esbranquiçadas no feixe, com áreas de coloração prateada, que evoluem para manchas bronzeadas, marrons e posteriormente necrosadas. Danos e infestações de níveis populacionais diferentes podem ser observados para cultivares distintas.

O ciclo de vida do tripes compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Apresenta reprodução sexuada e por partenogênese (gera descendentes sem necessidade de acasalamento). Os ovos são colocados nas folhas, abaixo da epiderme.

O dano indireto de tripes no tomateiro é a transmissão do vírus do vira-cabeça do tomateiro (tospovírus). As espécies de tripes vetoras da doença são Thrips palmi e Frankliniella schultzei.

Conforme mencionado, o tripé é composto por três elementos essenciais: risco, rentabilidade e liquidez. O termo “tripé” reflete o que tais fatores, em conjunto, representam na área dos investimentos, isto é, o alicerce que suporta, de maneira sólida e consistente, todas as decisões do investidor.

Em tempos pré-históricos, por volta de 2500 a.C, estes tripés foram encontrados na cultura do nordeste, perto da província de Hebei (ao redor de Pequim), Shandong e Liaoning. O povo dessa cultura eram os ancestrais dos Tunguses e misturaram-se com as tribos Paleo-Siberianas.

Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.