Quais são habilidades profissionais?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Quais são as habilidades comportamentais mais valorizadas?

  • Inteligência emocional.
  • Agilidade para aprender.
  • Liderança.
  • Negociação.
  • Pensamento crítico.
  • Comunicação.
  • Criatividade.
  • Produtividade.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

As habilidades são aquelas qualidades naturais que um indivíduo possui e que irão ser utilizadas no dia a dia de sua função. Nesse campo entram as suas predisposições ou facilidades com determinado assunto e a maneira como você lida com as situações que poderão surgir no trabalho.

No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.

O segredo para descrever habilidade profissionais no currículo é inserir informações validadas. A validação ocorre quando existem diplomas, certificados e experiências profissionais que comprovem a existência da aptidão alegada.

Habilidades pessoais são aquelas ligadas ao comportamento e perfil das pessoas.

4 passos para listar suas soft skills de forma correta

  1. Escolha a estrutura do currículo. Ao preparar ou atualizar o currículo, veja com atenção qual estrutura pode ser mais eficaz. ...
  2. Insira as habilidades relevantes. ...
  3. Demonstre suas habilidades. ...
  4. Crie sua carta de apresentação com soft skills.

Sugestão de estrutura do currículo

  1. Dados pessoais. Deve conter apenas os seguintes dados: ...
  2. Objetivo. Colocar aqui o seu objetivo profissional de forma sucinta, evite colocar o cargo pretendido.
  3. Resumo Profissional. ...
  4. Experiência Profissional. ...
  5. Formação Acadêmica ou Formação Escolar. ...
  6. Idiomas. ...
  7. Atividades Extracurriculares.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Quais são os tipos de habilidades sociais?

  • Habilidades comunicativas. Aqui entra a capacidade de iniciar diálogos, responder ou fazer perguntas e comentários, como elogios, por exemplo.
  • Habilidades empáticas. ...
  • Habilidades civis. ...
  • Habilidades assertivas. ...
  • Habilidades de sentimento positivo. ...
  • Habilidades de trabalho.

Sim, é verdade que conhecimento é fundamental para exercer bem as atividades de trabalho. Porém, as habilidades essenciais, isto é, aquelas que a escola ou faculdade nem sempre é capaz de transmitir pelo método tradicional, estão se sobressaindo na hora de bater o martelo e decidir quem realmente merece a vaga.

As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, etc. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha.

Para Djalma de Oliveira, habilidade administrativa é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis.

Na habilidade Técnica o administrador precisa do conhecimento especializado, saber como executar tarefas técnicas e procedimentos. Está relaciona ao fazer. É o caso da habilidade em finanças, contabilidade, programação de computador, engenharia.

Você deve colocar nas suas qualificações as suas conquistas na jornada acadêmica e na vida profissional, um ou dois destaques da sua carreira, e como você acredita que pode beneficiar a empresa.