Quais são figuras sonoras?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.

As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • Paronomásia.
  • Aliteração.

Tipos de Fontes Sonoras
As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.

Imagem-de-som ou i-som (image-de-son e i-son em francês) é um conceito proposto por François Bayle para designar a representação auditiva de um som por sua forma e a percepção que se pode ter dele (envolvendo assim, a escuta) quer seja uma representação tangível ou metafórica.

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.

Ondas longitudinais: ondas que possuem a direção de vibração na mesma direção de propagação. Exemplo: uma mola oscilando; Ondas transversais: ondas deste tipo possuem a direção de propagação perpendicular à direção de vibração dos pontos do meio.

A onomatopeia é uma figura de linguagem que tenta reproduzir, por escrito, sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza. Assim, é considerada uma figura de som. As onomatopeias buscam reproduzir, por escrito, sons e ruídos. A onomatopeia é uma figura de linguagem que trabalha a sonoridade.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

As onomatopeias são palavras que representam sons e ruídos que ouvimos. A onomatopeia se dá pelo uso de fonemas para tentar reproduzir aproximadamente esses sons, seja na fala, seja na escrita.

O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

guizos, sinos, apitos, línguas de sogra, chocalhos, pau de chuva, reco-reco, xilofone, brinquedos sonoros etc.

Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por: Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc. Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.

As ondas sonoras são originadas por vibrações no meio material em que elas vão se propagar. Na maioria dos casos, esse meio é o ar. Tomemos como exemplo uma corda de violão que é posta para vibrar. Essa vibração é transmitida para as moléculas de ar que estão ao redor da corda, que por sua vez passam a vibrar.

As figuras de som ou harmonia são aquelas que utilizam a reprodução, repetição ou imitação de vogais e consoantes para intensificar a expressividade do texto. Esse tipo de figura de linguagem enfatiza os fonemas – sons elementares produzidos pelos nativos de determinada língua durante a formação de palavras.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

Bem, escultura sonora é uma forma de arte em que o som pode ser produzido por meio dos objetos ou da estrutura da escultura, produzindo melodias, ritmos, ruídos e silêncio.

Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência. Nesse último, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas quanto ser somadas, de acordo com a posição em que se encontram.

Existem dois tipos de ondas sonoras dependendo de como as partículas se movem através do meio: ondas longitudinais ou ondas transversais. Além disso, também podemos classificar as ondas sonoras dependendo de como elas são, como ondas planas, esféricas, cilíndricas, progressivas e estacionárias.

As ondas sonoras estão presentes em praticamente tudo o que fazemos. O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que transporta apenas energia.