Quais são figuras espaciais?

Perguntado por: uboaventura9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

As figuras que precisam do espaço tridimensional para serem construídas são chamadas de tridimensionais ou espaciais. São exemplos de figuras espaciais: pirâmide, prisma, cubo, esfera, cilindro etc.

São figuras espaciais nas quais todas as superfícies são planas e as arestas são representadas por segmentos de reta. Como exemplo pode-se citar o cubo, o paralelepípedo, as pirâmides, os tetraedros, entre outros.

Chamamos de figuras geométricas espaciais aquelas que possuem volume, que ocupam espaço.

O QUE SÃO FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS OU SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO AQUELAS QUE OCUPAM LUGAR NO ESPAÇO, POR CAUSA DA SUA TRIDIMENSIONALIDADE, OU SEJA, POSSUEM TRÊS DIMENSÕES (ALTURA, LARGURA E COMPRIMENTO).

A representação de figuras não planas por meio de projeções ortogonais é feita por vistas dessa figura (objeto) tomadas de diferentes posições: vertical (vista frontal), horizontal (vista superior) e perfil (vista lateral- direita ou esquerda).

As medidas possíveis para figuras geométricas tridimensionais são: comprimento, largura e profundidade.

Existem apenas cinco poliedros regulares convexos, que são também chamados de “Sólidos Platônicos” ou “Poliedros de Platão”. São eles: tetraedro, hexaedro (cubo), octaedro, dodecaedro, icosaedro.

A geometria plana é o estudo de figuras em duas dimensões, como quadrados, círculos, retângulos e triângulos. Enquanto a geometria espacial estuda figuras em três dimensões, ou seja, cubos, esferas, paralelepípedos e pirâmides.

Veja um exemplo: Sobre os planos é possível construir figuras bidimensionais, como o quadrado, triângulo, círculos etc. O espaço é o “lugar” onde é possível medir comprimento, largura e profundidade.

Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.

Geometria analítica: relaciona a álgebra e a análise matemática com a geometria; Geometria plana: também chamada de Geometria Euclidiana, estuda o plano e o espaço baseando-se nos postulados de Euclides; Geometria Espacial: realiza o estudo de figuras tridimensionais.

Figuras geométricas não planas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características. Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.

As formas geométricas são divididas em formas planas e formas espaciais. Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono.

Atualmente, inúmeras profissões utilizam a os conceitos geométricos, entre elas pode-se citar: a engenharia, a arquitetura, a astronomia, as pesquisas nas ciências exatas, as atividades de uma costureira, de um mestre de obras, de um coreógrafo, de um artista plástico, de um atleta ou técnico.

Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares, na qual os ângulos poliédricos são todos congruentes. A união desses polígonos forma elementos que compõem o poliedro, são eles: vértices, arestas e faces.

As figuras planas são superfícies fechadas por segmentos de retas (mínimo três segmentos). Como já vimos, todas as formas geométricas tidas como planas possuem fórmulas matemáticas específicas para seu perímetro e área, já que elas não apresentam volume.

Triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, pentágonos e hexágonos são exemplos de polígonos. Vértices, lados e ângulos internos são os principais elementos dos polígonos. Perímetro de um polígono é a soma dos lados de um polígono. A área de um polígono é a medida de sua superfície.

A geometria espacial estuda diversos sólidos geométricos, entre as principais temos: cilindro, cubo, cone, esfera, paralelepípedo e a pirâmide. As figuras geométricas espaciais são chamadas de poliedros, que são figuras geométricas tridimensionais, e possuem largura, comprimento e altura.