Quais são exemplos de diferido?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Um bom exemplo disso é a despesa com pesquisa e desenvolvimento de produtos. Nesse caso, existe a perspectiva do retorno em longo prazo, ou em um período de tempo indefinido. Perceba que é ligeiramente diferente do que acontece com as despesas variáveis, estas sempre vinculadas à produção.

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

Desde 2008, com a alteração da legislação, o ativo diferido passou a ser classificado como despesas pré-operacionais. Ou seja, são aqueles investimentos essenciais para o início de qualquer atividade empresarial.

Assim, no diferimento, o pagamento do ICMS é postergado para o momento da comercialização da mercadoria. Ou seja, ocorre o fato gerador, mas não o lançamento, por isso não há a cobrança do ICMS de imediato. Posto isso, podemos dizer que se trata de uma espécie de benefício fiscal aplicado na importação do produto.

O ICMS diferido consiste na postergação do recolhimento do tributo. Ou seja, se trata de transferir o lançamento e o pagamento do ICMS para etapa posterior à ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. No caso das importações, o fator gerador é o desembaraço da mercadoria da aduana.

Por essa razão, o controle financeiro é tão importante.
...
Quais são os tipos de despesas que existem?

  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Que se conseguiu diferir, adiar para um momento posterior; adiado, postergado: prazo diferido. Que acabou demorar mais do que o esperado; delongado. [Comércio] Cujo pagamento anual se inicia no final de um prazo determinado: renda ou despesa diferida.

Conceito. Entende-se como despesas antecipadas os direitos adquiridos por conta do pagamento por bens ou serviços antes que esses sejam consumidos e, consequentemente, apropriados como despesas.

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

Dicas para contabilização de receita diferida

  1. Etapa 1. Determinar o período de relatório. ...
  2. Etapa 2. Determinar os pedidos realizados do cliente. ...
  3. Etapa 1. Preencher o balanço patrimonial. ...
  4. Etapa 2. Registre a receita ganha. ...
  5. Etapa 3. Faça registros até que toda a receita seja ganha.

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

O diferimento é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro. No Estado de São Paulo as operações com o diferimento estão discriminadas no Capítulo IV do RICMS/SP.

I - Diferimento para o mês do efetivo recebimento
O diferimento se fará mediante exclusão da base de cálculo mensal do valor da parcela de receita ainda não recebida. No mês do recebimento, a parcela da receita excluída, será obrigatoriamente computada na base de cálculo da COFINS.

O contribuinte deverá recolher o imposto diferido caso: - a mercadoria seja destinada ao ativo permanente ou ao uso ou consumo; - ocorra qualquer saída ou evento que impossibilite a ocorrência do fato determinante do pagamento do imposto.

O CST 051 trata-se de diferimento (diferimento é quando se transfere o pagamento do tributo para etapa posterior a ocorrência do fato gerador). Pode-se creditar o ICMS que foi "pago" pelo fornecedor, e destacado na 1° via da nota fiscal.

Deferido é um adjetivo que significa «recebeu despacho favorável»: – O processo foi deferido hoje. Diferido também é adjetivo, mas quer dizer «adiado ou demorado»: – O projeto foi diferido por falta de verba.

Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores. Exemplos de despesas: salários de funcionários administrativos, aluguel, contas de água e luz.

Despesas fixas: gastos que não variam ou variam muito pouco mensalmente, como aluguel, condomínio, impostos fixos e mensalidades; Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação.

Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos.