Quais são e como são os tipos de palhaços?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Veja abaixo os tipos mais conhecidos.

  • Cara branca. É o mais elegante e metido. ...
  • Mímico. Nunca fala (ele usa as mãos e o corpo para contar histórias engraçadas). ...
  • Augusto. O mais clássico. ...
  • Vagabundo. Inspirado em moradores de rua europeus, pinta uma barba falsa e usa roupas rasgadas ou com remendos. ...
  • Augusto Europeu.

por Nataly Simões | qua, 27/03/2019 - 15:08

  • Palhaço Piolin. Crédito: Twitter/reprodução.
  • Palhaço Carequinha. Crédito: Twitter/reprodução.
  • Atchim & Espirro. Crédito: divulgação.
  • Patati & Patatá. Crédito: Divulgação.
  • O palhaço Bozo. Crédito: Twitter/ reprodução.

O coringa é o palhaço mais icônico de todos os tempos.

Palhaços que fizeram muito sucesso no Brasil foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo.

Portanto, a cor é um dos aspectos mais significantes na visualidade do palhaço, onde caracteriza o branco, vermelho e preto as suas cores predominantes.

Alguns pesquisadores afirmam que a origem dos palhaços vem da Idade Média, período onde algumas pessoas tinham a função popular de “bobo da corte”. A função deles era fazer o rei se divertir. Desde aquela época, eles já usavam máscaras divertidas e diferentes, roupas largas e sapatos engraçados.

Em determinada época da idade média, apareceu a figura do bufão, ou “bobo da corte”; alguns eram realmente “bobos” mas a maioria eram palhaços inteligentes que se faziam de estúpidos para alegrar às pessoas. Na Alemanha eram chamados de “alegres conselheiros” pois em suas agudas observações incluíam bons conselhos.

Piolim e Arrelia, dois palhaços geniais
Arrelia começou um pouco mais tarde: aos nove anos, como acrobata. Aos 17, fez sua primeira exibição como palhaço. Ele se tornou nacionalmente conhecido por ser o primeiro palhaço a aparecer na televisão brasileira.

A clássica dupla de palhaços, formada por dois tipos, o “clown” e o “augusto”, é a mais comum forma de se ver palhaços em circos. O “clown” , também conhecido como “branco”, normalmente tem um humor refinado, é inteligente e pretende estabelecer a ordem.

Diferentemente dos modelos analisados, os palhaços constituem o elemento sagrado da festa. E, mais do que isso, são a representação diretados reis Gaspar, Melchior e Baltazar. Outro fato marca a sacralidade dos mascarados: é sempre um deles que porta a bandeira.

Os Doutores da Alegria são artistas, atores e atrizes profissionais, com formação em artes cênicas e um profundo estudo sobre a arte do palhaço no ambiente hospitalar. Sua atuação é realizada em dupla e a “visita médica” acontece em grande parte das alas do Instituto: internação, ambulatório e pronto atendimento.

Grock (10 de janeiro de 1880 - 14 de julho de 1959), nascido Charles Adrien Wettach , foi um suíço palhaço , compositor e músico. Chamado "o rei dos palhaços" e "o maior dos palhaços da Europa", Grock já foi o artista mais bem pago do mundo.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

O PRIMEIRO CIRCO MODERNO E OS NOVOS CIRCOS QUE EXISTEM NO BRASIL. Malabaristas, trapezistas, palhaços, equilibristas, atores, músicos, ilusionistas, faquires, contadores de história, contorcionistas e acrobatas são parentes.

Tinta de palhaço
Cinco colheres de sopa de amido de milho em pó; Uma colher de chá de farinha; 1/8 colher de chá de vaselina; Corante alimentício.

As cores do circo
As cores mais usadas, são azul, vermelho e amarelo. Mas você pode ousar com tons de marrom, mostarda, bordô e roxo.