Quais são cuidados de enfermagem no período de dilatação?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Nesta fase são necessárias as seguintes intervenções de enfermagem: • Informar a parturiente e seus familiares sobre a progressão do trabalho de parto. Preparar a mesa de parto usando técnica asséptica. Preparar a Unidade de Calor Radiante (UCR) e os materiais para receber o RN. Auxiliar o profissional a se paramentar.

Avaliar o estado de saúde da mulher e do recém- nascido; Orientar e apoiar a família para a amamentação; Orientar os cuidados básicos com recém-nascido; • Avaliar interação da mãe e do bebê; • Identificar situações de risco ou intercorrências; • Orientar o planejamento familiar.

O enfermeiro traz como benefícios para o parto humanizado, a inserção de boas práticas, como a diminuição das dores com métodos não farmacológicos, proporciona segurança, autonomia e a participação ativa da mulher durante todo o processo de parturição.

Manter a saúde em dia é fundamental para ter uma vida feliz. Para isso é importante manter alguns pequenos cuidados diários. Comece hoje mesmo.

  1. 1 – Beba água. Os especialistas dizem isso a todo momento. ...
  2. 2 – Alimentação. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Descanso. ...
  5. 5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano.

Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?

  1. Higienização das mãos. ...
  2. Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ...
  3. Prevenção de quedas de pacientes. ...
  4. Cuidado com as lesões de pressão. ...
  5. Cirurgia efetiva. ...
  6. Comunicação efetiva e transparente.

Ações de enfermagem são os cuidados dispensados ao paciente pelos diversos elementos da equipe de enfermagem.

O trabalho de parto é divido em quatro fases, na seguinte ordem: dilatação, expulsão, dequitação e Greenberg.

  • fase: dilatação.
  • fase: expulsão.
  • fase: Greenberg.

O período de Greenberg refere-se ao pós-parto imediato, após a dequitação da placenta, sendo que não há consenso na literatura científica sobre a sua duração exata.

Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame citopatológico.

Manter a temperatura corporal entre 36,5 e 37,0ºC, mantendo temperatura ambiente de 26ºC. Monitorizar a oxigenação, através da saturação (Sat) de O2. Manter a permeabilidade das vias aéreas, aspirar boca e nariz, caso seja necessário.

No período de Greenberg, acontecem várias modificações fisiológicas maternas e, portanto, deve ser um período de vigilância e avaliação cuidadosa. Existe um maior risco de hemorragia no período e as intercorrências devem ser detectadas o mais breve possível, para serem reparadas.

(2014) os cuidados de enfermagem direcionados nesta fase do puerpério imediato deve auxiliar a mulher a um cuidado específico que vise prevenções de complicações no conforto físico e emocional, onde o enfermeiro deve auxiliar e monitorizar sua recuperação, além de identificar e controlar quaisquer desvios do processo.

Quais são os primeiros cuidados prestados ao bebé recém-nascido?

  • Otimização da respiração. ...
  • Combate ao arrefecimento. ...
  • Realização do teste de Apgar. ...
  • Realização do exame objetivo sumário. ...
  • Administração da vitamina K. ...
  • Colocação de gotas oculares. ...
  • Realização de exame físico completo. ...
  • Administração das primeiras vacinas.

Na Maternidade, o técnico de enfermagem em obstetrícia executa atividades de enfermagem delegadas e supervisionadas pelo enfermeiro, tais como: reconhecer e descrever sinais e sintomas; proceder à aplicação dos tratamentos prescritos; preparar pacientes para consultas, exames complementares e tratamentos; comunicar ao ...

Alguns desses procedimentos incluem:

  1. Medição da temperatura, frequência cardíaca e frequência respiratória.
  2. Medição de peso, comprimento e perímetro cefálico. ...
  3. Cuidados com o cordão. ...
  4. Banho. ...
  5. Cuidados com os olhos. ...
  6. Pegadas.

As áreas de atuação da enfermagem obstétrica não se resumem somente ao momento do parto e nascimento. Há também atuação nos direitos sexuais e reprodutivos, pré concepção, gestação, pré parto, parto e puerpério, cuidados e manejo do recém-nascido e do abortamento.

A enfermeira com especialização em Obstetrícia – graduada em Enfermagem e pós-graduada em Obstetrícia – é chamada de enfermeira obstetra. Esse profissional também só atua em pré-natal e partos normais de baixo risco.

OBSTETRÍCIA - Episiotomia e Episiorrafia
O procedimento pode ser realizado por médico ou enfermeiro obstetra.