Quais são as vocações leigas?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Podem atuar na catequese, liturgia, ministérios de música, obras de caridade e em diferentes pastorais.

O que é Leigo:
Na Igreja Católica, leigos são os cristãos que não fazem parte do clero, ou seja, não são ordenados nem fazem parte da hierarquia eclesiástica, mas participam ativamente de atividades ligadas à Igreja. O termo "leigo" deriva do Latim "laicus" cuja origem vem do Grego "laikós".

Por que Agosto é o mês das vocações?

  • Primeiro domingo de agosto, celebra-se a vocação sacerdotal. ...
  • No segundo domingo comemora-se a vocação matrimonial. ...
  • Terceiro domingo é dedicado a vocação à vida consagrada. ...
  • No quarto domingo, as vocações leigas. ...
  • E quando há, quinto domingo, celebra-se o dia do catequista.

Cristãos leigos e leigas são os homens e mulheres que ao serem marcados pelo batismo, tornam-se sujeitos eclesiais de forma plena, diferindo-se dos ministros ordenados em sua vocação, constituindo-se na maior parcela do Povo de Deus.

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. Por extensão, vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

No quarto domingo de agosto, celebramos as vocações leigas (Dia dos Ministérios Leigos). Para quem não sabe, os leigos correspondem às pessoas que exercem um papel ativo na Igreja. São, dessa maneira, responsáveis por pastorais, movimentos jovens e missionários, questões paroquiais e muito mais.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.

Dentro da sua comunidade, o leigo se dedica a diversas funções, entres elas o serviço aos pobres, a catequese, ou como ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia, na liturgia, etc. Afinal, como membros ativos, os leigos deverão participar dos conselhos pastorais e econômicos da sua paróquia.

Como membros de um mesmo corpo, sua tarefa é propagar o Evangelho em todo o mundo e dar testemunho de Cristo, especialmente no exercício das atividades seculares.

Inserido dentro do corpo de Cristo, que é a Igreja, o fiel leigo assume sua identidade de povo de Deus pelo batismo a fim de viver a vida de Cristo em diálogo constante com o mundo e a própria comunidade eclesial que confirma sua vocação.

Na união sacramental (uma das vocações na Igreja) dos cristãos, homem e mulher são chamados a viver uma experiência de doação e apoio mútuo, confiança e santificação. Os cônjuges recebem o mandato divino de santificar um ao outro, de serem corresponsáveis pela vida interior e conversão da família para Deus.

Isto é, a vocacional ajuda o jovem estudante a encontrar uma possível profissão para ir em busca de sua formação, mas a orientação profissional atua de modo que auxilia quem já é formado e já trabalha em determinada área a descobrir como se preparar da melhor maneira para o trabalho que exerce.

A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

2 fig Diz-se de ou pessoa não pertencente a determinada profissão ou não versada em algum ramo de conhecimento ou arte; amador, desconhecedor, inexperiente: No interior, ele tinha aulas com um professor leigo. É um leigo em matéria de leis. 3 Jur Diz-se de ou juiz que não é togado, que não se diplomou em direito.

O que é um Missionário Leigo? Os Missionários Leigos são leigos dedicados, e na sua maior parte voluntários, que estão dispostos a trabalhar em equipe, junto com seu pastor, para viver a tradição Wesleyana de buscar não apenas a santidade pessoal, mas social.

Características de um leigo consagrado
Em geral, expressam com a vida o desejo de mudança, para testemunhar a salvação de Cristo através do carisma com o qual se identifica e ao qual foi chamado. Assim, é preciso participar de um tempo como vocacionado, para um maior aprofundamento sobre o Vocação.

De maneira muito simplificada, podemos dizer que a vocação matrimonial consiste no convite de Deus a um homem e a uma mulher a se unirem num relacionamento de profundo amor e santidade, gerando, como fruto fecundo dessa união a vida, os filhos.