Quais são as vitaminas que o alho tem?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.

Comer alho cru todos os dias faz mal? De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, uma pessoa saudável pode consumir até quatro dentes de alho a cada dia, sendo que o ideal é que a soma do peso dos 4 dentes de alho não ultrapasse 4 gramas.

Ingerir alho cru ou em cápsulas, potencializa o efeito anticoagulante do sangue, contribuindo para a sua fluidez – algo que é extremamente benéfico, mas também pode ter um efeito prejudicial na saúde de quem o consome.

O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

O alho contém uma substância conhecida como alicina, que ajuda a reduzir os níveis de hipertensão. Para prevenir esse problema gravíssimo, a recomendação é que consuma quatro dentes de alho diariamente, mantendo a ingestão por vários meses.

"Os efeitos adversos do alho cru na pele são duplos. Pode causar diretamente uma queimadura química e, em indivíduos sensibilizados, provocar uma reação alérgica, resultando em dermatite de contato", disseram os autores da publicação.

Alho: um dos alimentos que fortalecem o pulmão
Além de dono de um agradável aroma, o alho é um dos melhores alimentos para o pulmão. Fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

Melhora o funcionamento do fígado e potencializa sua função depurativa. Melhora o funcionamento dos rins e, portanto, ajuda a combater a retenção de líquidos. Melhora os problemas de circulação. Melhora o sistema imunológico e ajuda a aumentar as defesas do organismo.

Por que comer alho cru é saudável? Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado.

Você já deve ter ouvido falar que comer um dente de alho antes de dormir faz bem. O alimento realmente traz muitos benefícios para a saúde. Diversos componentes presentes no alho ajudam, sobretudo, no fortalecimento da imunidade e também protegem a saúde do coração e melhoram doenças inflamatórias.

A cura propicia melhor conservação dos bulbos que pode ser armazenado em molhos ou réstias, para beneficiamento e comercialização. A colheita do alho deve ser feita quando se completar o amadurecimento das plantas. Este se inicia pelo amarelecimento das folhas e termina pela secagem parcial da parte aérea.

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Poderoso desintoxicante que elimina toxinas do organismo. Facilita a eliminação de parasitas intestinais. Melhora a imunidade do organismo. Previne e ajuda a combater doenças graves como câncer, diabetes e depressão.

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.

Alho chinês
Esse tipo de alho tem uma qualidade um pouco mais baixa que o brasileiro, fornecendo uma quantidade maior de compostos organossulfurados.

Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina; Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos; Prevenir trombose, por ser rico em antioxidantes; Proteger o coração, por baixar o colesterol e os vasos sanguíneos.

Isso se deve ao composto ativo, alicina, encontrados em maior proporção nas espécies brasileiras, que podem reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.