Quais são as vitaminas lipossolúveis?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Vitaminas lipossolúveis

  • Vitamina A.
  • Vitamina D.
  • Vitamina E.
  • Vitamina K.

No total tem-se descritos atualmente 13 vitaminas para os seres humanos, sendo 9 hidrossolúveis (as 8 vitaminas do complexo B e a vitamina C) e 4 lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). A diferença na maneira como elas podem ser solubilizadas tem grande importância para entender seu metabolismo e seu funcionamento.

São hidrossolúveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B, são: B1, ou tiamina; B2, ou riboflavina; niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida; B6, que agrupa a piridoxina, piridoxal e a piridoxamina; B12 ou cobalamina; ácido fólico; ácido pantotênico e biotina.

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas e armazenadas no tecido adiposo (gordura) e no fígado.
...
Fontes alimentares

  1. Maiores fontes: fígado e óleo de peixe.
  2. Outras fontes animais: ...
  3. Plantas de laranja: ...
  4. Outras plantas vermelhas/amarelas: ...
  5. Vegetais de folhas verdes:

“As lipossolúveis são fornecidas, em geral, por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados.

A B12. Todas as demais são lipossolúveis por serem solúveis em lipídios e outros solúveis orgânicos, porém não solúveis em água.

São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação se ingeridas em excesso.

As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.

Vamos entender um pouco da química por trás dessa vitamina? A presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garantem que ela se dissolva em meio aquoso. Em razão dessa facilidade em se dissolver, as vitaminas hidrossolúveis são rapidamente eliminadas pelo organismo através da urina.

O prefixo lipo, do grego lópos, significa gordura, então lipossolubilidade é a capacidade de uma molécula de se dissolver em gorduras, ou seja, moléculas mais apolares. Para entender os fatores por trás da solubilidade de um composto em outro, é necessário entender como a solubilidade funciona.

"Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes. Também age no sistema muscular e imunológico, no processo de força muscular e resposta imunológica, respectivamente", conta o especialista.

As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que são solúveis em água. Elas são armazenadas em pouca quantidade e, por isso, é necessário ingeri-las diariamente. As vitaminas lipossolúveis, por sua vez, são aquelas solúveis em lipídios (gorduras).

A origem da vitamina B12 é bacteriana, ou seja, é um nutriente sintetizado por bactérias, estas presente no intestino de animais, no solo e na água, deste modo entendemos porque é possível encontrar B12 em alimentos de origem animal.

Se as vitaminas lipossolúveis A ou D forem consumidas em demasia, elas podem se acumular e causar efeitos prejudiciais. Uma vez que as gorduras dos alimentos auxiliam o organismo a absorver vitaminas lipossolúveis, uma dieta com baixo teor de gordura pode causar uma deficiência.

VITAMINA A (lipossolúvel):
Pode levar à ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses. Contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo. A falta dessa vitamina pode causar cegueira noturna.

As lipossolúveis necessitam da gordura para serem adequadamente absorvidas e são representadas pelas vitaminas A, D, E, e K².

Outras doenças já relacionadas à falta de vitaminas são: Raquitismos (vitamina D), beribéri (Vitamina B1), pelagra (vitamina B3), anemia (vitamina B12), ariboflavinose (vitamina B2), xeroftalmia, nictalopia e hemeralopia (todas relacionadas a vitamina A).

Compostas por oito tipos - B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), - essas vitaminas têm função importante para o organismo, pois regulam a produção de energia, fortalecem o sistema imunológico e o sistema nervoso, são ...