Quais são as virtudes espirituais?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

As virtudes sobrenaturais distinguem-se em virtudes teologais e virtudes morais. As virtudes teologais consistem em três dons: a fé, a caridade e a esperança. A origem e a finalidade dessas virtudes são Deus.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Elas são baseadas na Bíblia e são essenciais para uma vida cristã saudável e produtiva. As 7 virtudes do caráter cristão que devemos cultivar são: amor, fé, esperança, caridade, temperança, justiça e paz.

Coragem. É sempre importante lembrar que a coragem não é a ausência do medo, e sim a força para avançar mesmo em face dele. Essa é, talvez, uma virtude indispensável para que uma pessoa possa se desenvolver e evoluir.

E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

Por meio de Sua virtude, 5 Cristo pode curar, capacitar, fortalecer, consolar e animar quando decidimos estender a mão para Ele com coragem e fé. James E. Faust, “As Virtudes das Íntegras Filhas de Deus”, A Liahona, maio de 2003, p. 108.

VIRTUDE: Coragem – FORÇAS: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. VIRTUDE: Humanidade – FORÇAS: Amor, Bondade e Inteligência Social. VIRTUDE: Justiça – FORÇAS: Cidadania, Igualdade e Liderança. VIRTUDE: Temperança – FORÇAS: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras. O contrário de virtude é vício.

Significado de Virtuosa
adjetivo Repleto de virtudes (boas características morais); honrado, honesto. Que expressa boa conduta; em conformidade com o correto.

Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas também existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente em tudo o que fazemos. São as virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Força e Temperança.

As virtudes são hábitos estáveis, que têm como finalidade demonstrar nosso amor a Deus. Elas regulam os nossos atos – do latim, virtude é virtus e significa força, potência – regular nossos atos para mostrar o melhor de nós, tudo o que podemos fazer por Graça, que não é nossa, mas que vem de Deus.

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

As virtudes têm uma forte presença entre nós como padrão normativo, sobretudo como um critério para sabermos como devemos viver as nossas vidas. Ao longo da história da humanidade, podemos observar claramente sua presença.

É a capacidade de amar e ser amado, de compartilhar, de proteger o outro e de cuidar da sua felicidade e integridade física e emocional.

A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar.

Enquanto a virtude, que vem da palavra em latim virtus, que quer dizer força, exige de nós uma posição mais ativa para conquistá-las, ou seja, uma prática atenta e constante, o dom é muito mais um movimento do próprio Deus, que os infunde em nós.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.