Quais são as virtudes da fé?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A virtude da Fé é própria dos viajantes e peregrinos. Assim são chamados os que ainda vivem neste mundo, onde temos por obrigação trabalhar para alcançar a Pátria verdadeira, no Céu. A Fé, sendo um conhecimento obscuro de Deus, nos faz conhecer com um véu impedindo a visão total.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

A semente de virtude de fé é um dom gratuito de Deus para todos os homens. Como vimos no artigo anterior, as virtudes teologais são aquelas que permitem o contato direto com Deus. Por serem hábitos espirituais, necessitam que, num primeiro momento, sejam infundidas no ser humano pelo próprio Senhor.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

A caridade é a maior de todas as virtudes. Após citar inúmeros dons e virtudes, o apóstolo Paulo diz: “ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12,31). Esse caminho, método ou dom que supera em muito todos os outros se chama caridade.

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

“As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade”.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

Significado de Virtuosa
adjetivo Repleto de virtudes (boas características morais); honrado, honesto. Que expressa boa conduta; em conformidade com o correto. Cheio de ânimo de boa vontade; esforçado.

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

Segundo ela, no volume 1, o autor dividiu os textos em dez sessões, cada uma apresenta os textos relacionados à uma virtude: disciplina, compaixão, responsabilidade, amizade, trabalho, coragem, perseverança, honestidade, lealdade e fé.

O autor dividiu a virtude em duas: virtudes éticas (morais) e as virtudes dianoéticas (intelectuais), sendo que esta se refere à inteligência que podem ser desenvolvidas através do estudo e aquela se refere ao hábito.

O dom carismático da fé é o poder de Deus que nos move a uma confiança íntima de que Deus agirá. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza ou a algum outro ato que libera a benção de Deus.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.

As virtudes são a gênese afetiva da moralidade, estão relacionadas com as percepções que fazemos de nós mesmo e se ligam à construção de um autoconceito positivo, no qual não há somente o pensamento individual, mas também voltado para a coletividade e o bem comum.

Para realizarmos o exercício continuado para praticar as virtudes somos convidados a estar dispostos a superar tudo aquilo que nos leva a fugir de nós mesmos e a responsabilizar os outros ou a vida pelas nossas dificuldades ou pela nossa infelicidade.

Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras.

Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas também existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente em tudo o que fazemos. São as virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Força e Temperança.

A virtude tem poder (ver Marcos 5:30). No Guia para Estudo das Escrituras, o “sacerdócio” é definido como “autoridade e poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvação” (D&C 50:26–27).