Quais são as virtudes básicas da ética?
A proposta de Hagendorff é de que devemos associar a esses princípios, quatro virtudes básicas: justiça, honestidade, responsabilidade e cuidado.
O que significa virtude na ética?
Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Quais são as virtudes básicas profissionais?
As virtudes básicas profissionais são indispensáveis para realização de um exercício ético e competente, seja qual for a natureza do serviço prestado. São consideradas virtudes básicas: 1) o zelo; 2) o sigilo; 3) a assiduidade; 4) a honestidade; 5) a competência.
Quais as 3 virtudes?
O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.
Quais são as 7 virtudes e seus objetivos?
São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).
Qual é a virtude mais importante?
Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.
Quais são os tipos de ética?
Tipos de ética
- Ética racionalista. ...
- Ética teleológica. ...
- Ética teológica ou cristã ...
- Ética deontológica. ...
- Ética utilitarista. ...
- Ética na Idade Média. ...
- Ética Moderna. ...
- Ética contemporânea.
Como adquirimos as virtudes éticas?
O homem adquire as virtudes éticas com a prática do justo meio (moderação) entre os dois vícios. A prudência, então, é condição necessária para a escolha do justo meio e, consequentemente, para o agir de acordo com a virtude, afinal, a virtude ética e o justo meio constroem-se com o hábito da virtude.
Quais são as quatro virtudes humanas?
Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.
Qual a virtude da ética profissional?
Ética profissional é a aplicação de valores humanos sobre o comportamento, resultando em uma postura transparente nas atividades produtivas. É também o respeito às regras, convenções e limites, sejam eles impostos por leis ou sugeridos pelas convenções sociais no trabalho.
Quais são as seis virtudes?
VIRTUDE: Coragem – FORÇAS: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. VIRTUDE: Humanidade – FORÇAS: Amor, Bondade e Inteligência Social. VIRTUDE: Justiça – FORÇAS: Cidadania, Igualdade e Liderança. VIRTUDE: Temperança – FORÇAS: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.
O que é ser um profissional ético?
Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa. As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho.
O que são virtudes Cite 3 virtudes E o que significam?
A palavra “virtude” deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência. As chamadas Virtudes Cardeais foram definidas por Platão no livro IV da República e são: prudência (sabedoria), justiça, temperança e fortaleza (coragem, força). O texto diz que essas são as virtudes centrais do ser humano.
O que são valores e virtudes?
As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações. Ética e moral têm a ver, respectivamente, com os princípios coletivos e individuais.
Quais os dois tipos de virtudes?
O autor dividiu a virtude em duas: virtudes éticas (morais) e as virtudes dianoéticas (intelectuais), sendo que esta se refere à inteligência que podem ser desenvolvidas através do estudo e aquela se refere ao hábito.
Qual é a virtude mais elevada?
Aphrónêsis
Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.
São virtudes essenciais do homem?
As cinco virtudes essenciais
Para isso, os humanos deveriam buscar ter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.
O que é a virtude na filosofia?
Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
Quais são as virtudes naturais?
As virtudes naturais podem ser divididas em intelectuais e morais, sendo as primeiras relacionadas ao exercício de hábitos cognoscitivos ou especulativos, ou seja, aqueles que visam a melhoria do conhecimento teórico, o trabalho intelectual em si, dentre as quais estão a ciência, sabedoria, arte, prudência e ...
Quais são as virtudes cristãs filosofia?
São elas a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.