Quais são as vestimentas?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

E a vestimenta inclui a roupa interior, as calças, as camisolas, as camisas, os casacos e o calçado, entre outros adereços. No seu sentido mais amplo, este termo designa o conjunto de peças têxteis que as pessoas usam para se protegerem do clima, para se vestirem e por pudor.

O vestuário na Pré-história
Segundo informações históricas, foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás. Nessa época, chamada de Período Paleolítico, utilizavam saiotes feitos de couro retirado dos animais que eles caçavam.

Um traje típico (também traje popular, traje regional, traje nacional, roupa tradicional) expressa uma identidade através traje, que é geralmente associada a uma área geográfica ou um período de tempo na história. Também pode indicar estado social, conjugal ou religioso.

substantivo masculino Conjunto de peças das roupas que se vestem: vestuário masculino, feminino, não-binário. Roupa completa; traje, roupa: vestuário de chef.

De uma maneira geral, o brasileiro gosta de se vestir com mais cores, principalmente na região nordeste do Brasil, onde o clima tropical é soberano. Já em São Paulo, as pessoas optam por roupas mais clássicas e sociais, principalmente para trabalhar.

O que é Roupas:
Roupa, também chamada de vestuário ou indumentária, é qualquer objeto usado para cobrir certas partes do corpo. Roupas são usadas por vários motivos. Roupas são usadas por questões sociais, culturais, ou por necessidade.

vestimenta | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Peça de indumentária: 2 modelo. 3 fato, indumentária, indumento, roupa, traje, trajo, veste, vestuário.

Na cultura popular, os homens das cavernas (e mulheres) costumavam usar peles, mas as evidências arqueológicas do que nossos ancestrais da Idade da Pedra realmente usavam e como faziam as roupas são raras. Pele, couro e outros materiais orgânicos geralmente não são preservados, especialmente há mais de 100.000 anos.

Com efeito, as mulheres compravam vestidos de tecidos nobres, chapéus, joias, luvas e entre outros acessórios. Os homens investiam em trajes baseados em calças e casacas escuras, cartolas, relógios, bengalas, luvas e lenços.

Roupas podem ser produzidas usando uma grande variedade de produtos naturais ou artificiais. Os materiais naturais incluem pele, couro, ou fios naturais como aqueles encontrados no algodão ou em ovelhas. Materiais artificiais incluem nylon, poliéster e lycra.

Existem basicamente cinco tipos de dress codes: Formal ou black tie: recomenda o uso de roupas de gala, como paletó, blazer, camisa social e vestidos longos. As vestimentas devem ser preferencialmente em tons mais neutros e oriundas de tecidos nobres, como seda, chiffon, tafetá, shantung.

As roupas típicas utilizadas em um país são um reflexo dos seus princípios, crenças e até mesmo valores. Apesar de, em alguns lugares, esses trajes não serem utilizados o tempo todo, em outros, eles fazem parte do dia a dia das pessoas.

Nas regiões urbanas, o vestuário caipira ou sertanejo é interpretado. A base é o hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido. Enquanto as dos homens, com tecidos de algodão listrados e xadrezes.

Os 7 estilos de roupa universais da moda

  • Estilo tradicional. O estilo tradicional é o que predominam as peças clássicas como camisas, blazers, blusas minimalistas, saias lápis e calças de alfaiataria. ...
  • Estilo elegante. ...
  • Estilo esportivo. ...
  • Estilo criativo. ...
  • Estilo moderno. ...
  • Estilo sexy.

Veja alguns exemplos de hábitos e costumes brasileiros que separamos!

  • Almoço Caprichado. Em muitos lugares do mundo, o almoço não é uma refeição tão importante e nem tão farta. ...
  • Festas Típicas. ...
  • Muitos Feriados. ...
  • Folclore. ...
  • Futebol, Churrasco e Cerveja Gelada. ...
  • Cumprimentos calorosos. ...
  • Músicas Típicas.

O vestuário é o conjunto de peças de roupa que tapam o corpo. E a vestimenta inclui a roupa interior, as calças, as camisolas, as camisas, os casacos e o calçado, entre outros adereços.

adjetivo Desprovido de qualquer tipo de roupa (vestimenta); desnudo ou despido.

Segundo o conceito de Flügel (1950) sobre o por que usar roupas, um dos pontos destacados é a proteção do corpo contra desagradáveis sensações de frio e posteriormente, contra organismos estranhos e prejudiciais à saúde humana, o que justifica o aparecimento das peças.