Quais são as vertentes do trance?

Perguntado por: evarela2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As principais vertentes do trance são:

  • Mystic Trance.
  • Goa Trance. Psy Trance. Dark Psy Trance. Light Psy Trance.
  • Euro-Trance. Progressive Trance. Uplifting Trance. Tech Trance. Hard Trance. Acid Trance. Vocal Trance. Deep Trance. Ambiental Trance. Euphoric Trance. Balearic Trance.
  • Beirute Trance. Tripoli Trance.

Diferentemente do Progressive, o Full On caracteriza-se também por sua continuidade, ou seja, sem muitos “drops”, pois, assim como o Goa, ele manteve a ideia de elevar e trabalhar a mente da pista ao estado de transe por meio de incontáveis batidas.

Trance é uma palavra inglesa que significa transe ou êxtase, experiência definida por estados alterados/elevados da consciência, induzidos pela meditação ou pela estimulação dos órgãos sensoriais do organismo.

Armin Van Buuren

Conversamos com o rei do trance Armin Van Buuren durante a sua passagem pelo Brasil no Carnaval.

Em setembro de 2010, Sully estreou “Avalon”, um álbum de difícil classificação devido a sua variedade sonora, com um pomposo trabalho vocal e instrumental, podendo definir-se apenas como algo conceitual, com vertente na World Music e num ambiente envolvente.

Full on

Astrix é o nome artístico de Avi Shmailov, o aclamado DJ e produtor musical israelense de trance psicodélico (psy trance) especializado na vertente Full on.

Além dessa música, Hits como “Take, “Time”, “Better Day” e “Bring it Back” estouraram e consolidaram mais ainda seu estilo, conhecido por “Brazilian Bass” ou “Low Bass”.

Um estilo muito conhecido e tocado nas raves é o Full On, outro dos muitos braços existentes no Psytrance. O estilo geralmente é construído entre 140~150 bpms, e possui uma variedade psicodélica marcante.

[Música] Uma vertente musical do estilo psy trance.

O Psytrance teve seu início com o Goa Trance, um gênero musical que tem como característica um som mais orgânico com melodias alegres, utiliza a repetição de elementos e o uso de arpejos que tornam o som hipnótico.

Techno no lugar de Techno. Trance no lugar de Trance. House no lugar de House. Com a evolução dos subgêneros, Techno melódico, Techno Peak Time, Deep House, Tech House, o Trance passou a criar seu próprio universo, com seus próprios descendentes – Progressive, Psy Trance, Goa Trance, Full On, Hard Trance entre outros.

O que é LOW na música eletrônica? Low significa baixa velocidade na música eletrônica. Isto é o BPM (Batida por minuto) é baixo, inferior ao psy trance que tem em média 140 BPM, é uma alta velocidade. O LOW seria um Prog com 130 BPM.

O tech-house possui linhas e baixos mais sérias, com melodias dançantes, sempre acompanhado de baterias e percussão. Podemos dizer que o tech-house, possui os elementos sérios do techno, mesclados com “dançantes” do house music. Também com elementos do minimal.

Sorrisos, energia positiva e muita música boa, assim foi a Trance Life. Neste último dia 2 de julho, aconteceu em Itapira (SP), o Trance Life, um evento voltado para a cultura trance e toda sua energia.

Seu principal fundador é o DJ Sunny. O tempo é mais acelerado, girando entre 160 e 190 bpm. O estilo é derivado do House, Techno, Psy e Goa Trance, criado na Índia.

Neelix é o maior nome do trance progressivo em atividade. Um dos artistas mais requisitados da Europa e com inúmeras turnês internacionais, inclusive no Brasil, o produtor de Hamburgo, na Alemanha, é reconhecido por apresentações de muita energia, com melodias e basslines que o credenciam como "o nerd do progressivo".

Chapeleiro é o nome artístico de Fabricio Beraldi Neves. O DJ traz em suas produções elementos da música indiana, BPM alto e samples de programas de TV e vídeo game, somente para destacar alguns mais reconhecidos. Ele passeia entre o trance, o prog e o minimal em um estilo batizado por ele mesmo de Brutal Bass.

Foi numa noite de Lua cheia, no ano de 1991, que o italiano fez a primeira rave em solo Tupiniquim: “Jungle Palace”, realizada na pousada “Guaiamuns”. Ali começava a história do Psy Trance no Brasil.

Full On Morning
Sub-vertente que é mais comum no período da manhã nas festas, possui melodias alegres e muitas vezes acompanhado por vocais angelicais, com um som mais melódico e dançante, é um subgênero otimista, dinâmico e divertido de Psytrance.

Full On Groove. Sub-vertente mais séria, é aceita em qualquer horário, principalmente a tarde. Idealizado pelo projeto francês Talamasca. Utiliza muito o sintetizador, com explosões e linhas de baixo mais incorporadas e pesadas.

Continuar lendo