Quais são as vantagens e desvantagens dos blocos econômicos?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.

Os principais blocos econômicos mundiais são: Mercosul, União Europeia, USMCA · APEC, Comunidade Andina de Nações, ASEAN, SADC.

Como aspectos negativos, pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá.

Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul. A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial.

Dentre as desvantagens, podemos destacar a ausência de soberania nacional, enfraquecimento do multinacionalismo frente ao fortalecimento da economia regional, polarização das economias globais, falta de liberdade econômica das empresas em participar de mercados mais abrangentes e a possibilidade de países com economia ...

Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Mercado Comum do Sul (Mercosul)

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse bloco conta também com países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações.

União Europeia

União Europeia
Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956. Era formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, sendo conhecido pela sigla CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Esse grupo foi, logo depois, o embrião da moderna União Europeia (UE).

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é uma organização intergovernamental regional que compreende dez países do sudeste asiático, que promove a cooperação intergovernamental e facilita a integração econômica, política, de segurança, militar, educacional e sociocultural entre seus membros e outros países ...

Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.

Desvantagens. Nem só de flores vivem os países que formam a União Europeia, existem algumas desvantagens, como, por exemplo, a dificuldade para conseguir atingir os critérios de convergência econômica e concorrer em alguns mercados extremamente competitivos como a agricultura e a indústria.

A principal vantagem dos países associados do Mercosul é a diminuição ou mesmo eliminação de barreiras tarifárias sobre o comércio de bens. Em 1995, foram eliminadas as tarifas de importação de 90% das mercadorias fabricadas nos paises membros.

Desvantagens da globalização

  1. Intervencionismo estrangeiro. ...
  2. Perda da identidade nacional. ...
  3. Declínio das línguas minoritárias. ...
  4. Aumento do desemprego nos países desenvolvidos. ...
  5. Concentração de capital em grandes multinacionais.

Foi assim que notamos a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo. O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

O que é o MERCOSUL? O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.

Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.

Os Estados Partes fundadores do MERCOSUL e signatários do Tratado de Assunção (TA) são a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

O Mercosul, BRICS e o G15 são hoje os principais blocos econômicos que o Brasil está inserido, eles têm trazido ao país a relevância internacional nos principais debates globais, viabilizando o comércio comum e fortalecendo a indústria nacional através de negociações favoráveis a nível de custos alfandegários entre os ...