Quais são as vantagens e desvantagens do recrutamento externo?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ele geralmente é mais barato e rápido do que outras modalidades, mas limita a interação com o mercado de trabalho e impede a entrada de novos talentos à equipe, os quais trariam uma perspectiva externa que poderia ser muito benéfica para os processos da empresa.

Uma das desvantagens desse tipo de recrutamento é o aumento da competitividade entre os colaboradores da empresa. Além disso, também há certo risco em não trazer novos profissionais para a empresa, porque os candidatos de fora da organização poderiam trazer novas visões para o negócio.

O recrutamento externo permite a criação de uma equipe diversificada, com profissionais de perfis diferentes atuando em conjunto para alcançar todos os objetivos e as metas da organização com satisfação, empatia, colaboração e motivação.

Como já dissemos, o recrutamento externo é o processo de atração e seleção de profissionais do mercado para compor o quadro de funcionários da empresa. É chamado de externo porque foca em um público que ainda não faz parte da organização.

Ambos candidatos, externos e internos, concorrem para a vaga sob os mesmos termos e critérios, sendo avaliados da mesma maneira. Dessa forma, a concorrência fica mais justa, dando a todos as mesmas oportunidades durante o processo.

Como dito anteriormente, o recrutamento interno é a atração de talentos de dentro da própria empresa para o preenchimento de vagas. O recrutamento externo, por outro lado, é um processo que busca profissionais de fora da organização para preencher uma vaga de emprego.

Fontes utilizadas para realizar o recrutamento externo

  • Plataformas de busca por emprego;
  • Publicidade em jornais, revistas e rádios;
  • Banco de talentos da empresa;
  • Headhunters e recrutadores;
  • Indicação de outros profissionais;
  • Anúncios em universidades;
  • Feiras de vagas de emprego;
  • Softwares de recrutamento.

O recrutamento externo fornece uma diversidade maior de candidatos para avaliar. Assim, maiores também são as chances de encontrar novos talentos que atendam melhor às expectativas da vaga e abre-se a oportunidade de tornar a equipe mais qualificada e eficiente.

Principais desvantagens relacionadas ao assunto
O processo de recrutamento online costuma ser mais impessoal, por isso é possível que o gestor tenha uma leitura menos correta do candidato. Na entrevista presencial, pode-se observar melhor o candidato e sua linguagem corporal.

Resposta: Sangue novo, pois permite renovar e enriquecer os recuros humanos da empresa.

Mas no caso do recrutamento interno o processo é feito para os colaboradores. Uma vaga para mudar de cargo, setor ou de pessoal, são realizadas dentro da empresa e divulgada apenas para os funcionários, com o intuito de dar oportunidade de mudança ou crescimento sem precisar buscar profissionais de fora.

5 principais tipos de recrutamento e seleção

  1. Recrutamento externo. É o modelo de recrutamento mais tradicional. ...
  2. Recrutamento interno. Ele não busca por profissionais que estão no mercado de trabalho, mas olha para quem já está dentro da empresa. ...
  3. Recrutamento misto. ...
  4. Recrutamento online. ...
  5. Recrutamento às cegas.

quando o foco é a aquisição de competências externas à empresa. É correto afirmar que, comparativamente ao recrutamento externo, o recrutamento interno: renova mais rapidamente o capital humano.

Fatores externos

  • Oferta e demanda;
  • Taxa de desemprego;
  • Mercado interno;
  • Local em que o candidato reside;
  • Imagem da companhia.

Com relação ao processo de recrutamento externo de pessoal, é correto afirmar que: Renova e enriquece os recursos humanos da organização. Aborda candidatos reais ou potenciais, aplicados unicamente na própria empresa. Pode envolver planos de encarreiramento de pessoal.

Chiavenato (2009) afirma que o recrutamento é externo quando é imperioso para organização em preencher suas vagas, com candidatos vindos de fora e que de alguma forma se atraem pela técnica de recrutamento utilizada.

a) fornece estímulos poderosos para motivação dos funcionários; b) traz novas ideias, conhecimentos e experiências.

Confiança. À medida que os funcionários são promovidos, eles ganham mais confiança em posições mais altas. Economia. Processo de seleção rápido.

Com o recrutamento interno, é possível poupar tempo também, já que o colaborador, por conhecer as políticas e regras da organização previamente, terá uma adaptação mais rápida ao novo cargo. Além disso, a empresa já conhece os candidatos mais intimamente, o que possibilitará uma escolha muito mais acertada.

O planejamento de RH pode ser dividido em quatro etapas principais: recrutamento; seleção de pessoas; treinamento e desenvolvimento dos colaboradores; remuneração. Dependendo do porte da empresa, pode ser necessário o planejamento de outras tarefas específicas.

As desvantagens do recrutamento misto estão localizadas na possível dificuldade em encontrar o equilíbrio para que o público interno e externo tenham as mesmas chances.