Quais são as vantagens e desvantagens do coito interrompido?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

É importante frisar que o coito interrompido é um método que pode ser usado por qualquer pessoa, pois não possui contraindicação, além de ser uma alternativa que não afeta a fertilidade do casal. Entretanto, como desvantagem, destaca-se a não proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

O coito interrompido é um método contraceptivo, que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Nesse método há a desvantagem de não haver nenhum tipo de proteção contra DST's.

Anel vaginal

VantagensDesvantagens
Alto índice de eficácia.Pode causar desconforto e irritação.
Não exige controle diário.Pode causar alteração do peso.
Não interfere na vida sexual.Pode causar dores de cabeça e alterações de humor.

Coito interrompido é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. É um dos métodos contraceptivos mais antigos que existe. Possui baixa efetividade, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides viáveis.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

As principais causas da ejaculação precoce são: ansiedade, estresse, problemas no relacionamento, uso de alguns medicamentos e sensibilidade aumentada da glândula peniana.

Então, se você está prestes a entrar no período fértil, ou mesmo durante ele, não use esse método como contraceptivo, ok? Resumindo, coito interrompido engravida sim, e se você não usa outro método contraceptivo e não quer ter um bebê, aconselho a usar outra forma que seja mais eficaz que essa2.

Os três principais são a injeção contraceptiva, com índice de falha 0,1%, o SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU hormonal),que também tem níveis mínimos de falha (cerca de 0,1%) e o implante hormonal, que hoje em dia é considerado o método mais eficaz, com índice de falha de apenas 0,05%.

Aliás, a camisinha é mais do que o principal método anticoncepcional. Sabe por quê? A camisinha é o único método que oferece dupla proteção.

No momento, a única maneira efetiva de o homem colaborar na prevenção da gestação é o uso do preservativo.

Quando há o estímulo para que o sêmen saia, acontece a ejaculação. Porém, para facilitar a relação sexual, quando o homem está excitado, seu corpo produz um líquido lubrificante. Este líquido é constituído praticamente 100% de proteínas como as encontradas no sêmen, porém, sem os espermatozoides contidos na ejaculação.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

O esperma grosso pode ser consequência de hábitos pouco saudáveis, como consumos de bebidas alcoólicas em excesso e sedentarismo, por exemplo, ou ser sinal de desequilíbrios hormonais, infecções sexualmente transmissíveis, desidratação, alterações na próstata ou uso de anabolizantes sem indicação médica.