Quais as vantagens e desvantagens de andar de bicicleta?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos
  • UM DOS MELHORES BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE É O EMAGRECIMENTO. ...
  • MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR. ...
  • DESENVOLVE O BEM-ESTAR. ...
  • AUMENTA SEU FÔLEGO. ...
  • TEM BAIXO IMPACTO EM SUAS ARTICULAÇÕES. ...
  • REDUZ O COLESTEROL. ...
  • CONTROLA A GLICEMIA NO SANGUE. ...
  • REGULA A PRESSÃO ARTERIAL.

A bicicleta, além de um meio de transporte, também é uma atividade física que traz grandes benefícios para a saúde. A atividade pode ser uma aliada contra a obesidade e ainda trabalhar no controle do peso. É possível queimar por volta de 2.000 calorias por semana ao se andar de bike todos os dias.

Aumenta a resistência muscular
E um dos maiores benefícios de andar de bicicleta é que essa atividade é uma das poucas que é capaz de trabalhar praticamente todos os grupos musculares do corpo humano. A prática desse esporte fortalece os músculos da perna, melhorando muito a modalidade do quadril e joelhos.

Acidentes com bicicleta podem provocar lesões na face, nos dentes e fraturas de pernas e braços. Os traumatismos cranianos são uma grande preocupação, pelo risco de sequelas neurológicas e mortes.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

E o que comer antes do pedal?

  • Batata Doce. Em primeiro lugar temos a batata doce, um dos grandes pilares da alimentação para quem pratica pedal e outras atividades esportivas. ...
  • Torradas com ovos. ...
  • Água. ...
  • Aveia. ...
  • Iogurte Natural. ...
  • Banana. ...
  • Maçã

Faça a refeição pós-treino até uma hora depois que sua pedalada terminar. Nesta refeição, foque nas saladas, proteínas, gorduras e fibras alimentares. Os carboidratos devem chegar em pequenas quantidades, apenas para saciar o corpo – inhame, mandioca e outros carbos de baixíssimo índice glicêmico são recomendados.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

Nós já adiantamos que, sim, andar de bicicleta emagrece. Afinal, dependendo do percurso, do seu peso e altura, é possível perder em média 700 kcal em 1 hora de pedal. Além do emagrecimento, é claro, você terá muitos outros benefícios ao pedalar, como redução do estresse, da ansiedade e ganho de qualidade de vida.

As atividades que trazem os maiores benefícios para os pacientes hipertensos são as aeróbicas, como bicicleta, remo, dança, corrida e ginástica. É melhor o hipertenso fazer uma atividade aeróbica do que anaeróbica, como a musculação”, diz o médico.

Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa. De acordo com cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar cerca de 1000 calorias em uma hora de corrida.

A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício.

Como aumentar a resistência para pedalar com 5 exercícios?

  1. Pular corda. Uma das formas mais simples de aumentar a resistência para pedalar é pulando corda. ...
  2. Fazer agachamento. O agachamento é um exercício básico. ...
  3. Praticar burpee. ...
  4. Fazer flexões. ...
  5. Correr parado.

Beba isotônicos enquanto pedala
Bebidas como o Gatorade ou o Powerade são exemplos de isotônicos — bebida com sais e outros componentes que ajudam a repor e reter líquido do corpo. A dica é dar pequenos goles a cada 30 minutos, assim você vai ter bebida e energia por mais tempo!

Bike em jejum: intensidade e duração recomendada
Ou seja, um treino de cardio em jejum, realizado com grande intensidade, pode apresentar um grande efeito colateral. Isso acontece, pois ele prejudica os músculos. Além disso, treinar com o estômago vazio gera um certo estresse em nosso corpo.

Faz mal pedalar de barriga cheia? Sim. Quando nos alimentamos, precisamos de sangue para ajudar na digestão. Quando iniciamos os exercícios também precisamos de sangue e oxigênio nos músculos.