Quais são as vantagens do taylorismo?

Perguntado por: acruz8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Entre as principais vantagens do taylorismo estão:

  • Mais eficiência nos processos de produção.
  • Aumento da produtividade do trabalho.
  • Maior controle sobre os processos de produção.
  • Crescimento dos lucros das empresas.
  • Melhoria nas ideias de gestão e administração.

Inovações do Taylorismo
supervisão contínua do trabalho; execução disciplinada das tarefas, de modo a evitar desperdícios; fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia.

Vantagens e desvantagens do Toyotismo
Menos mão de obra necessária em função do avanço da tecnologia. Diminuição dos postos de trabalho e consequente aumento do desemprego. Produção adequada à demanda, evitando o desperdício.

Com o objetivo de maximizar a produção, Taylor segmentou o processo produtivo, dando origem a uma forma de administração científica nas empresas, com uma nova organização do trabalho, focada na especialização dos trabalhadores e na função da gerência, criando então a chamada gerência científica.

Vantagens e desvantagens
O Fordismo, apesar de ser bom para os empresários que investiam no negócio, era negativo para os funcionários. Esses não recebiam mais qualificação, executavam um trabalho repetitivo e desgastante e, além disso, recebiam baixos salários, já que o intuito era reduzir os preços da produção.

A grande desvantagem apresentada pelo Toyotismo é com relação a diminuição da oferta de emprego. Isso porque nesse modelo de produção um único funcionário consegue realizar diversas funções, ao contrário do modelo fordista de produção, em que cada funcionário é responsável por uma atividade específica.

Resposta verificada por especialistas. Ponto positivos: A especialização de um operário em uma tarefa pode beneficiar a empresa. Ponto negativo: A organização empresarial pode falhar no processo de produção caso o operário não domine a função.

Por exemplo, a ideia de medir tempos de execução de cada tarefa ainda é importantíssima para calcularmos a produtividade da empresa. Ter um método padrão para realização de atividades – ainda que hoje esse método seja muito mais aberto e em constante transformação – também é outro benefício do taylorismo.

- Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo; - Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades; - Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso. Mecânico trabalhando numa fábrica de Taylor (foto de 1905).

Podemos destacar alguns dos benefícios do Fordismo:

  • Produção em massa para atender grandes demandas;
  • Baixos custos de produção;
  • Rapidez no atendimento ao cliente (graças aos estoques).

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

Desvantagens do Fordismo
Entre as desvantagens que o sistema apresentava, estava a baixa qualificação dos colaboradores que, além de executarem um trabalho repetitivo e desgastante, seus salários eram baixos para compensar os baixos custos dos veículos.

Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.

As bases do Sistema Toyota de Produção
Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen.

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios: substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento) selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)

O Modelo Taylorista trouxe vários benefícios para trabalhadores como: possibilidade de dobrar os salários, sensação de acolhimento e valorização, redução considerável na jornada de trabalho, remuneração dos dias de descanso.

A partir disso foram apresentados 4 princípios fundamentais do Taylorismo:

  • Princípio do planejamento. É preciso substituir métodos empíricos por métodos científicos, para evitar ações e julgamentos individuais sobre o trabalho.
  • Princípio da preparação dos trabalhadores. ...
  • Princípio do controle. ...
  • Princípio da execução.

Qual o impacto do Toyotismo na economia mundial? O Toyotismo foi o sistema capaz de recuperar a economia do Japão que estava arrasada após a segunda guerra mundial. Seu principal objetivo é eliminar o desperdício durante um processo produtivo, evitando assim o acúmulo de mercadorias em estoque.

Conhecido como o pai da Administração Cientifica, Taylor foi eternizado por algumas de suas frases.

O fordismo prioriza a produção em massa padronizada, enquanto o taylorismo busca racionalizar o trabalho e otimizar a produtividade do trabalhador. Outra distinção é que o fordismo valoriza trabalhadores especializados, enquanto o taylorismo enfatiza o treinamento e a capacitação de trabalhadores.

Maior qualidade do produto final; Agilidade dos processos; Melhor controle do inventário; Aumento da produtividade.