Quais são as vantagens do Mercosul para o Brasil?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A principal vantagem dos países associados do Mercosul é a diminuição ou mesmo eliminação de barreiras tarifárias sobre o comércio de bens.

Uma das maiores desvantagens para o Brasil, como membro do bloco, tendo em vista que é a maior economia do Mercosul, seria a dependência dos demais membros para tratativas comerciais importantes, principalmente, para seu desenvolvimento nacional e regional.

Objetivos do Mercosul
O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação.

Com o texto atual do acordo Mercosul-UE, o Brasil terá acesso preferencial ao mercado dos 27 países membros do bloco europeu. Isso beneficia as empresas brasileiras com tratamento igualitário ao dos fornecedores europeus nas compras públicas de mais de 1,4 mil entidades dos países membros da UE.

A utilização de uma moeda única torna a atividade empresarial e o investimento na área do euro mais fáceis, mais baratos e menos arriscados. Ao facilitar a comparação de preços, o euro incentiva o comércio e todos os tipos de investimento entre os países.

O MERCOSUL é o grande expoente brasileiro no cenário internacional, nas relações econômicas e até mesmo políticas, possibilitando uma maior estrutura de negociação ao gozar do status de bloco econômico.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.

Atualmente, o Mercosul é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sendo que essa última está suspensa dos seus direitos e deveres. Além disso, o bloco também conta com “Estados Associados”, que seriam a Bolívia, em processo de adesão ao Mercosul, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.

As negociações com a União Europeia, iniciadas há mais de uma década, estão travadas porque não há consenso entre os membros do bloco – como um acordo deve ser feito conjuntamente, e os interesses dos membros do Mercosul são divergentes em muitos aspectos, o impasse permanece.

A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.

Como o intuito é a integração, não só econômica, mas também social e cidadã, os cidadãos do Mercosul têm alguns direitos de habitar os países membros. Confira como funciona: Para viajar entre os países do Mercosul, não precisa de visto: só é necessário documento válido, podendo ser até Carteira de Identidade.

No entanto, para alcançar o estágio de Mercado Comum, o Mercosul ainda terá que concretizar quatro objetivos de grande envergadura, quais sejam: a coordenação de políticas macroeconômicas, a liberalização do comércio de serviços, a livre circulação de mão-de-obra e a de capitais.

Blocos Econômicos da América Latina

  • ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
  • ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
  • MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)

Ao contrário do que frequentemente é sugerido por analistas e comentadores midiáticos, o maior obstáculo para a conclusão do acordo entre o Mercosul e a UE sempre foi a resistência dos produtores agrícolas europeus, temerosos da concorrência sul-americana.

A UE é o maior investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos em diferentes setores da economia brasileira. Em 2019, o estoque de investimento direto da UE no Brasil chegou a €319 bilhões. Para mais estatísticas do comércio entre UE-Brasil.

Como funciona o acordo entre Mercosul e UE? O acordo prevê que em 10 anos as tarifas de exportação da América do Sul a Europa, seja zerada e em contrapartida, a Europa precisa realizar a retirada de 91% das tarifas de exportação que ela faz ao Mercosul.

Lula volta a defender moeda única em reunião com chefes de Estado da América do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a criação de uma moeda unificada no Mercosul em reunião com líderes de países da América do Sul, realizada no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira (30).

A iniciativa vai assegurar a circulação da renda representada pela moeda na própria comunidade, garantindo assim a sobrevivência de pequenos comércios locais e possibilitando o aumento de postos de trabalho e melhor distribuição de riquezas.